DÚVIDA LUCRO REAL TRIMESTRAL E PAT

TQ
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!

Tenho uma dúvida sobre apuração do LUCRO REAL TRIMESTRAL e o PAT para alimentação dos trabalhadores.

Na aula, confirma que é dedutivel 15% do valor gasto no trimestre com alimentação.

Menciona que o gasto limitado é de até 1.412 por trabalhador com vale alimentação. E menciona também os 4% do lucro apurado e o saldo restante pode ser controlado na parte B do LALUR.

A minha duvida é que:
    Na minha DRE já está lançado como despesa o gasto total emitido através de NF pelo fornecedor do vale alimentação naquele trimestre. Sendo assim, já está abatendo do lucro bruto da empresa esse gasto, fazendo com o que o lucro liquido fique menor.

Quando a professora fala que ele é dedutivel, é possivel também incluir esse valor gasto novamente no Livro LALUR na parte de exclusões? Considerando os percentuais pontuados na aula? Mesmo ele já tendo sido incluso nas despesas da DRE (baixando o lucro do trimestre). ?

a dúvida surgiu referente a essas duas aulas:

1 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Thalia, tudo bem?

Sim, você pode deduzir os gastos com alimentação em duas instâncias, desde que a empresa esteja cadastrada no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). O benefício do PAT se aplica sobre o imposto, após a apuração do lucro.

Como funciona na prática:

1. O valor total gasto com vale-alimentação é lançado como despesa operacional na DRE, o que reduz o lucro bruto da empresa e, consequentemente, o lucro líquido.

2. Mesmo que esses gastos já estejam registrados na DRE, se a empresa estiver cadastrada no PAT, ela pode deduzir mais 4% no LALUR, limitado a 15% do valor gasto com alimentação.

Na aula 2 sobre o tema, a professora apresenta um exemplo prático:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/193881-lucro-real/4074694-programa-de-alimentacao-do-trabalhador-pat-exercicio

A partir de 3min. e 35seg., ela aborda exatamente essa questão.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.