ecd

SR
    🌱
    🌱 0 pts

ola, boa noite, estou com uma duvida.

tenho um cliente que veio de outra contabilidade e entregou a ecd 2022 no modelo de escrituração reduzida R, em nosso escritório só mandamos a ecd no modelo de escrituração livro completo G . Ao tentar enviar a ecd 2023 no livro completo, o validador da ecd não me permite recuperar a ecd de 2022. De acordo com o manual da ecd só é permitido enviar e recuperar a ecd com o mesmo tipo de escrituração. a minha duvida é, caso envie a ecd 2023 de forma completa, mesmo não sendo possível recuperar a ecd anterior isso seria passível de alguma multa? Não consegui achar nada relacionado a isso. No validador da ecd só fica como advertência.

1 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Stefany, boa noite.

A não recuperação da ECD de 2022 não resultará em uma multa específica ao enviar a ECD referente a 2023 no modelo de escrituração completa (G). O programa validador da ECD pode exibir advertências, mas isso não implica em penalidades financeiras.

No entanto, é importante estar ciente das possíveis multas e consequências:

A não apresentação da ECD no prazo fixado sujeita a pessoa jurídica a uma multa de 0,02% por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% dessa receita.

Essa multa deve ser recolhida até 30 dias após a data da entrega em atraso da escrituração, por meio de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) preenchido com o código de receita 14381.

Portanto, mesmo sem recuperar a ECD anterior, o envio da ECD 2023 completa não resultará em uma multa específica.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.