Entregas anuais contabeis

LR
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, iniciei ano passado com algumas empresas do simples e esse ano estou com algumas duvidas sobre o que precisa ser enviado. Fiz a contabilidade das empresa, balança e DRE, porém não sei se devo fazer o envio ou onde fazer esse envio. Vi que alguns contadores dizem que é so enviar as obrigações anuais do simples como DIRF e DEFIS, mas e as obrigações contábeis, não precisam ser enviadas? Alguem poderia me ajudar a como proceder nesses casos? E se nao for enviado nada, tem algum problema que pode ocorrer fututamente?

1 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, Larissa!

Tudo bem?

A comprovação de que a contabilidade foi feita é o registro do livro diário e de suas respectivas demonstrações contábeis.

Realmente, muitos contadores entendem que não há envio de informações contábeis anualmente para empresas Optantes pelo Simples Nacional, considerando que estas não estão obrigadas ao envio da ECD e da ECF. Entendem que não há obrigação de imprimir o livro diário, e suas demonstrações, encadernando para registar na Junta Comercial

Porém, estão enganados. O Registro dos livros físicos na junta comercial foi substituído pelos SPEDs ECD e ECF. Mas as empresas que não se enquadram na obrigatoriedade de enviar ECD e ECF, precisam registrar o livro na junta comercial ou transmitir a escrituração digital.

Resumindo, as empresas optantes pelo SN, podem optar em registrar os livros contábeis e suas demonstrações de forma física na Junta Comercial do estado, o que tem um custo ou transmitir a ECD (Escrituração Contábil Digital).
    Estas são as formas de comprovar que a empresa tem a escrituração contábil

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.