Estou com dificuldade de entender como funciona os lançamentos contábeis de curto e longo prazo na parte dos parcelamentos, se alguém puder me ajudar agradeço.

DR
    🌱
    🌱 0 pts

3 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

CM
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa noite.
    Eu deixo sempre 12 parcelas no curto prazo e restante no longo prazo. Conforme acontece o pagamento mensal vc baixa no curto prazo... Depois transfere 1 parcela do longo para curto.
    Dessa forma, o saldo do parcelamento longo prazo irá sendo armotizado mensalmente e curto mantém as 12 parcelas...

Espero ter ajudado!
    DR
    🌱
    🌱 0 pts
    bom dia, obrigada pela explicação mas ainda continuo com dificuldade. Como faço aqui dentro do contabilidade facilitada para conversar com algum professor para me ajudar alguém sabe me dizer. Sou aluna a pouco tempo.
    ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Danielle, boa tarde!
    De acordo com o CPC 26, as entidades devem classificar seus passivos financeiros como circulantes quando a liquidação estiver prevista para o período de até doze meses após a data do balanço. Passivos financeiros que não sejam circulantes devem ser classificados como exigíveis a longo prazo .
    Parcelas de curto prazo são aquelas que vencem nos próximos 12 meses, enquanto parcelas de longo prazo são aquelas que vencem após esse período. No entanto, à medida que as parcelas vão sendo pagas, elas devem ser transferidas do longo prazo para o curto prazo.
     Vou exemplificar de forma geral como funcionam os lançamentos contábeis em parcelamentos de curto e longo prazo.
    Parcelamentos de Curto Prazo:

Por exemplo, se uma empresa adquirir um empréstimo de curto prazo para financiar suas operações e precisar pagar em parcelas monetárias durante os próximos seis meses, o lançamento contábil seria algo como:

1. No momento da obtenção do empréstimo: 
      Débito: Caixa ou Banco (indicando a retirada do empréstimo) 
      Crédito: Empréstimo de Curto Prazo (indicando a responsabilidade a ser paga)
    2. A cada pagamento mensal: 
      Débito: Empréstimo de Curto Prazo (redução da responsabilidade) Crédito: Caixa ou Banco (redução dos recursos financeiros)

Parcelamentos de Longo Prazo:

Por exemplo, se uma empresa adquirir um empréstimo de longo prazo para construir uma nova fábrica e o pagamento ocorrerá em parcelas anuais durante os próximos cinco anos, o lançamento contábil poderá ser semelhante a este:

1. No momento da obtenção do empréstimo: 
      Débito: Caixa ou Banco (indicando a retirada do empréstimo) 
      Crédito: Empréstimo de Longo Prazo (indicando a responsabilidade a ser paga)
    2. A cada pagamento anual: 
      Débito: Empréstimo de Longo Prazo (redução da responsabilidade) Crédito: Caixa ou Banco (redução dos recursos financeiros)
    Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.