Fator R

EP
    🌱

Vi no curso que posso lança como folha de salario no fator R, pagamento a funcionario, retirada de Pro labore e pagamentos a autônomos também…Gostaria de apresentar o caso do meu cliente e se poderia estar agindo dessa maneira…

Meu cliente presta serviço a uma clinioca de ressonancia magnetica, no qual esta enquadrada no anexo V…ele tem uma funcionaria que é MEI e presta serviço para ele no valor de 2.500,00 a retirada de pro labore dele é de 2.000,00 sendo que a receita mensal dele chega no maximo a 16.0000,00

Com base nesse calculo eu posso enquadrar ele no anexo III?
    sendo que 4.500,00 / 16.000,00 = 0,2812

Como devo proceder com base nessas informações ?

5 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

PP
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite, Eduardo.

Quando da apuração do fator R, utiliza-se apenas valores escriturados em folha de pagamento da empresa.

O valor de R$ 2.500,00 é um serviço tomado pelo seu cliente e não pode ser utilizado no cálculo.

PP
    🌱
    🌱 0 pts

@Eduardo Noronha Villela Paranaíba Boa noite, Eduardo. No que diz o cálculo, a professora trata da utilização do valor pago ao funcionários mediante registro CLT e também do autônomo (Pessoa física paga pelo RPA).

O MEI é uma empresa. Sendo assim, serviço tomado mediante Nota Fiscal de Serviço. E, por este motivo, não poderia ser incluso a base do fator R.

EP
    🌱

@Paulo H. Pereira Haaa sim, obrigado Paulo, foi um equivoco meu!!
    Nessas condições desse exemplo poderia ser mais viável o meu cliente assinar a carteira desse MEI para poder assim ser tributado pleo anexo III correto ?

PP
    🌱
    🌱 0 pts

@Eduardo Noronha Villela Paranaíba Boa noite, Eduardo. Por tratar-se de um valor que não seria tão expressivo. Poderia utilizar da própria variação do prolabore para ir controlando o fator R em 28%. Lembrando que ainda poderá utilizar do próprio INSS do DAS na Base.

Num exemplo bem prático, um prolabore de 4.480,00 - DAS do Simples Nacional.

Neste cenário, poderá haver a restituição do IRPF para o sócio em um cenário e também aumentar a contribuição dele junto ao INSS.

Ou, numa escolha simplificada, apurar diretamente no anexo V.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.