Fechamentos de resultado mensais

CF
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia.

Tenho clientes que tiram lucros todos os meses da empresa. O que eu faço na contabilidade é lançar como distribuição intermediária. Faço o fechamento das contas de resultado sempre que a conta distribuição intermediária fica maior que a lucros acumulados, geralmente a cada 2 meses.

A forma como estou fazendo está correta ou poderia lançar as distribuições e fechar o resultado apenas no final de dezembro?

O fato de fechar varias vezes o resultado durante o ano me obriga a cada fechamento enviar as demonstrações para a junta comercial?

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Clecio, tudo bem?

Para empresas do Simples Nacional, o encerramento contábil é feito anualmente. No entanto, para empresas que realizam a distribuição de lucros ao longo do ano, é necessário preparar demonstrações contábeis intermediárias (como balancete e DRE) para apurar os lucros e garantir que há valores disponíveis para distribuição.

Para possibilitar a distribuição de lucros durante o ano, o contrato social da empresa deve conter uma cláusula específica que permita essa prática, uma vez que, tradicionalmente, a distribuição é realizada apenas ao final do exercício.

Quanto ao registro na junta comercial, você precisará registrar o livro diário e as demonstrações contábeis apenas uma vez por ano. Alternativamente, em vez de registrar na junta, você pode optar por enviar a ECD (Escrituração Contábil Digital) da empresa.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.