INICIO CONTABIL - Setor Comercio de Placas Veiculares

PR
    🌱
    🌱 30 pts

Prezados colegas,

Gostaria de pedir um conselho de quem já passou por uma situação semelhante.

Possuo aproximadamente 6 anos de experiência na área fiscal e recentemente prestei o exame do CRC 2026.1. Com bastante estudo e auxílio dos materiais da Contabilidade Facilitada, consegui a aprovação.

Minha família abriu uma empresa no ramo de placas veiculares e atualmente a contabilidade é realizada por outro profissional. Hoje recebemos dele apenas as guias referentes ao Simples Nacional e ao INSS incidente sobre um pró-labore.

Na parte fiscal, tenho familiaridade com a apuração e geração das obrigações do Simples Nacional por meio do PGDAS-D. Já em relação ao pró-labore e às rotinas do eSocial, ainda não possuo experiência prática na execução, embora conheça a plataforma e saiba localizar as informações e eventos necessários.

A empresa ainda não vem apresentando lucro e, conversando com uma ex-colega de trabalho, fui informada de que empresas optantes pelo Simples Nacional, em determinadas situações, podem não estar obrigadas à entrega da ECD, utilizando controles como o Livro Caixa e cumprindo as demais obrigações acessórias aplicáveis.

Não possuo sistema contábil e seria a minha primeira experiência assumindo essa responsabilidade integralmente. Imagino que muitos profissionais da área contábil compartilhem esse receio inicial ao começar a atender seus próprios clientes ou administrar a contabilidade do próprio negócio.

Inclusive, um dos motivos pelos quais busquei a aprovação no CRC foi justamente a possibilidade de, no futuro, assumir a contabilidade da empresa da minha família.

Gostaria de ouvir a experiência dos colegas que fizeram essa transição: vale a pena começar pela própria empresa? Quais cuidados vocês recomendariam para evitar erros nesse início? E o que me indicariam pra sempre praticar o correto, não quero perder meu CRC sendo que foi difícil conquistar kkk.

0 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (0)

Ainda sem respostas da comunidade. Seja o primeiro a responder!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.