Lançamento contabil

MA
    🌱

Bom dia!

Como é realizado a apuração de ICMS de um cliente que aderiu o RET e-commerce (credito presumido) com um credito no estoque de uns 200.000,00 para devolver pro estado?

Ex: Apuramos o ICMS como debito e credito durante um periodo onde ele acumulou credito 180.000,00 e quando ele aderiu o RET resolvemos parcelar essa devolucão em 12x de uns 17.000,00 conforme permite o estado, como seria os lançamentos contabeis para apurar o ICMS como credito presumido para da o valor a pagar e ao mesmo tempo abater o valor de 17.000,00 no credito acumulado?

4 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Marcus, boa tarde.

Ao apurar o ICMS com crédito presumido no RET e-commerce, realizamos lançamentos contábeis. Primeiro, registramos o ICMS como débito e, se houver, utilizamos créditos acumulados. Em seguida, lançamos o crédito presumido, abatendo parte do valor a pagar. Esse processo é feito em conformidade com as normas fiscais e contábeis

Espero ter ajudado!

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Marcus Vinicius Feliciano Alves Para registrar os valores de ICMS com crédito presumido e abater parte do valor a pagar, você pode utilizar as seguintes contas contábeis: 1. ICMS a Recolher (Ativo Circulante): Essa conta registra o valor total do ICMS a ser pago, considerando o débito apurado nas operações e o crédito presumido utilizado. 2. Créditos Acumulados de ICMS (Ativo Circulante): Se houver, os créditos acumulados

MA
    🌱

Minha dúvida está nas contas por causa que esses valores da apuração são dedutiveis no custo e no faturamento, esse valor credito que eu vou lançar pode ser deduzidos dessas contas?

Exemplo de lançamento que eu faço aqui no sistema para apurar o ICMS:
    ICMS s/ Entrada
    D - ICMS a recuperar

C - ICMS s/ compra

ICMS s/ Saida

D - ICMS s/ venda

C - ICMS a recolher

ICMS apuração

D - ICMS a recolher

C - ICMS a recuperar

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.