Olá Flaviana, boa tarde.
Na rescisão de contrato de trabalho, os valores como 13º salário proporcional, avos de férias e insalubridade geralmente são lançados em contas específicas, e não diretamente na conta “Despesa com Rescisão”. Cada verba rescisória tem sua própria conta contábil para garantir uma melhor organização e controle financeiro. Por exemplo:
13º Salário Proporcional: Lançado na conta de despesas com 13º salário.
Avos de Férias: Lançado na conta de despesas com férias.
Insalubridade: Lançado na conta de despesas com adicionais (insalubridade, periculosidade, etc.).
Espero ter ajudado
LANÇAMENTOS RESCISÃO
Na rescisão os valores como 13º proporcional, avos de férias, insalubridade, são lançados direto na conta “Despesa com Rescisão”? Ou cada um vai para uma respectiva conta? Como é realizado esse lançamento?
Respostas da Comunidade (6)
Oii, então no lançamento de rescisão todas as contas serão respectivas como:
FGTS, o lançamento seria
D - Fgts
C - FGTS a recolher
INSS
D -Despesa com INSS
C- INSS a pagar
Saldo de salário
Esse entraria em despesa com rescisão?
@Flaviana Toledo sim, é uma possibilidade de lançamento, depende do seu plano de contas.
Bom dia. Em relação a uma rescisão temos:
Saldo de salário: R$1.340,73
Férias Proporcionais: R$644,58
Terço das Férias: R$214,83
13º Proporcional: R$128,92
Inss: R$110,21
Na hora de lançar o pagamento eu posso lançar:
D - Férias Proporcionais
D - Terço das Férias: R$214,83
D - 13º Proporcional: R$128,92
D - INSS a Pagar: R$ 110,21
C - Caixa/banco do valor líquido do salário?

Eu preciso fazer o lançamento por evento.
Eu poderia lançar só o débito Na conta de Férias a pagar e depois lançar Crédito no Caixa referente ao salário líquido?
@Flaviana Toledo você pode fazer os lançamentos por evento, conforme você mencionou ou se preferir lançar apenas o débito na conta de Férias a Pagar e depois lançar o crédito no Caixa referente ao salário líquido, depende das suas práticas contábeis.
No caso o saldo de salário entraria em conta de saldo de salário(CR) ou Rescisões (CR)? Visto que acima foi dito que os tributos são direcionados a cada conta e não a uma genérica de rescisões
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.