MEI PARA ME

JR
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite

Em uma situação onde um MEI foi aberto em 20/05/2024 e desenquadrado em 30/06/2024 devido à contratação de mais um funcionário, sendo posteriormente transformado em uma sociedade unipessoal (ME) com alteração formalizada na Junta Comercial em 01/07/2024, quando a antiga dona do MEI saiu do CNPJ e o atual dono assumiu a empresa, seria correto elaborar o balanço de abertura da nova empresa a partir de 01/07/2024 e incluir o estoque e os fornecedores a pagar que existiam enquanto o negócio ainda operava como MEI? Além disso, considerando que o capital integralizado no início do MEI foi de R$10.000, o correto seria fazer a contabilidade desde o começo, quando ainda era MEI, ou iniciar a partir de 01/07/2024 como ME? Qual seria a abordagem mais adequada nesse caso

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Joan, tudo bem?

Sim, você pode incluir todas as informações financeiras, como estoque e fornecedores a pagar, no balanço de abertura da sociedade unipessoal (ME), a partir de 01/07/2024. Esses saldos precisam ser transferidos para a nova contabilidade, já que a empresa, embora tenha mudado de natureza jurídica, continua sob o mesmo CNPJ.

Quanto à contabilidade, ela pode ser feita a partir do momento em que houve o desenquadramento do MEI, ou seja, a partir de 01/07/2024, pois é a partir dessa data que se torna obrigatório o cumprimento das obrigações contábeis de uma microempresa (ME).

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.