OPERAÇÃO COM MERCADORIA

AF
    🌱
    🌱 0 pts

Olá! Boa tarde. Supondo que uma empresa que faz parte do Regime do Lucro Real compre mercadorias. Na escrituração do PIS e CONFIS a recuperar, como vamos fazer a alíquota que vamos calculador o valor recuperável? Porque se meu fornecedor for Lucro Real será 1,65% e 7,60%, já se ele for Lucro Presumido será 0,65% e 3%. Tenho sempre que perguntar a ele qual regime faz parte ou a informação do que eu posso recuperar já vem no documento fiscal?

2 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Akelysson, boa noite.

Para calcular o PIS e COFINS a recuperar na operação com mercadorias, sendo a empresa tributada pelo Lucro Real, você precisa considerar a alíquota básica desses impostos, que são de:

• PIS: 1,65%

• COFINS: 7,60%

Essas alíquotas são aplicadas sobre o valor das mercadorias adquiridas. É importante verificar se o seu fornecedor está no regime do Lucro Real ou do Lucro Presumido, pois isso impactará na forma como esses impostos são destacados na nota fiscal.

Normalmente, a informação sobre a alíquota já vem discriminada no documento fiscal emitido pelo fornecedor. Caso não esteja especificado, você pode verificar diretamente com o fornecedor para confirmar o regime tributário dele, especialmente se isso não estiver claro na documentação recebida.

Dessa forma, ao contabilizar e escriturar a entrada das mercadorias, você utilizará as alíquotas adequadas de PIS e COFINS para calcular o valor a ser recuperado na escrituração fiscal da empresa.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.