Posso atender clientes do simples e mei com meu cpf?

CQ
    🌱
    🌱 186 pts

Ola colegas!
    Posso começar atendendo clientes com o meu cpf? Pois como estou começando, não tenho neste momento condições de pagar 2 CRCs

1 respostas41 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Antônio  Glademyr SILVERIO
    1.253 pts

Sim, você pode começar a atender clientes utilizando o seu CPF. Na legislação brasileira, essa modalidade é conhecida como Profissional Autônomo (Pessoa Física). Desde que voce tenha registro no CRC.
    Muitos contadores iniciam dessa forma para validar o negócio antes de arcar com os custos de uma Pessoa Jurídica (CNPJ).
    Pontos principais sobre atender como CPF
    Para atuar de forma legalizada e ética, você deve observar os seguintes pontos:
    • Registro Profissional: Você precisa ter o seu registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da sua região. Sem ele, você não pode assinar balanços ou realizar atividades privativas de contador, independentemente de ser CPF ou CNPJ.
    • Alvará e ISS: Como autônomo, você deve se cadastrar na prefeitura da sua cidade para obter o CCM (Cadastro de Contribuinte Mobiliário). Isso permite a emissão de Nota Fiscal de Serviço Avulsa e o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços).
    • Carnê-Leão: Como você receberá de outras pessoas físicas ou jurídicas, deve declarar esses rendimentos mensalmente através do sistema Carnê-Leão da Receita Federal.
    • Previdência (INSS): O profissional autônomo deve recolher o INSS por conta própria (geralmente sobre a alíquota de 20% do rendimento, respeitando o teto).
    Dica sobre o "Duplo CRC"
    Você mencionou a preocupação com "2 CRCs". É importante esclarecer:
    1. CRC Pessoa Física: É obrigatório para qualquer contador que exerça a profissão.
    2. CRC Pessoa Jurídica: Só é obrigatório se você abrir uma empresa contábil (CNPJ).