(sem título)

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

Olá, pessoal! Gostaria de pedir a ajuda de vocês para esclarecer algumas dúvidas que estou enfrentando em uma situação específica:

1. O empresário fez várias transferências da conta PJ para a conta PF, de forma aleatória. Na medida em que entrava dinheiro na empresa, ele já transferia para a conta pessoal. Esses valores não são referentes ao pró-labore. No contrato social do empresário, está prevista a distribuição de lucros de forma mensal. Porém, ao assistir as aulas aqui na plataforma, vi a professora mencionando que não existe antecipação de lucros sem o levantamento intermediário dessas demonstrações contábeis.

Gostaria de saber como posso resolver essa situação que mencionei. Em qual conta devo fazer esses lançamentos, já que as transferências ocorreram e constam no extrato bancário?

1. Alguém pode me explicar como funciona esse processo de forma mais detalhada? Quero ter certeza de que entendi corretamente. O certo seria o empresário esperar a apuração para só depois fazer a transferência? Ou não tem problema ele fazer a transferência antes? Quero orientar meu cliente para que tudo seja feito de forma correta.

Agradeço muito pela ajuda!

5 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Olá, bom dia!

A distribuição de lucros, como o próprio nome já diz, se refere a distribuir aos sócios o lucro que foi apurado pela empresa.

Ou seja, para que seja distribuído ao sócio, tecnicamente é necessário ter tido lucro, compreende?

Pois bem. Dessa forma, seu cliente está fazendo de maneira incorreta, indo contra o princípio da entidade. Ele estaria “confundindo”, ou seja, misturando o patrimônio da empresa com o patrimônio da pessoa física.

Quem afirma, por exemplo, que essa empresa está dando lucro ou prejuízo? Pode ser que essa empresa, quando encerrar o exercício, tenha prejuízo. Nesse caso, como ficaria a situação dessa “distribuição”? Esse é o problema de fazer essas transferências da PJ para a PF.

Compreendido essa parte, vale reforçar que a distribuição de lucros, apenas ocorre após o encerramento do exercício, e a apuração do resultado. Caso tenha tido lucro, aí sim você pode fazer a devida distribuição ao sócio.

Respondendo sua outra pergunta, realmente, não existe mais a “antecipação de lucros”, pois você não pode antecipar, um lucro que você não sabe que terá.

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Silvia, tudo bem?

Apenas complementando a resposta do Marcus, uma opção que pode haver para empresas realizarem a distribuição de lucros durante o ano, seria a contabilidade realizar as demonstrações contábeis intermediárias durante o ano mesmo (Fechar balancete, DRE…) para poder apurar o resultado da empresa e verificar se ela tem lucros para distribuir.

Mas apenas após realizada a demonstrações intermediárias que estes lucros deveriam ser distribuídos e para isso, também é necessário que a empresa tenha uma cláusula no contrato social, informando que ocorrerá essa distribuição durante o ano e não apenas no final do exercício como tradicionalmente é informado nos contratos sociais das empresas.
    Nessa aula a professora também cita a respeito da cláusula no contrato, além de dar o exemplo da distribuição intermediária:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/116845-contabilidade-para-microentidades/2800481-o-uso-incorreto-do-termo-antecipacao-de-lucros

Espero ter ajudado!

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Entendi perfeitamente a sua explicação e agradeço imensamente. Contudo, ainda fiquei com uma dúvida sobre como realizar os lançamentos para regularizar essa situação.

1. Devo criar uma conta específica para esses valores?

• Pensei em criar uma conta no passivo circulante chamada “Distribuição de Lucros a Pagar” para registrar as transferências feitas pelo sócio antes da apuração dos lucros.

2. Lançamentos Contábeis:

• Inicialmente, pensei em lançar:

• Débito: Distribuição de Lucros a Pagar

• Crédito: Banco

• Após a apuração dos lucros, planejo ajustar com o lançamento:

• Débito: Lucros ou Prejuízos Acumulados

• Crédito: Distribuição de Lucros a Pagar

3. Minha Preocupação:

• No entanto, vi que alguns escritórios contábeis registram essas transferências como “Empréstimos aos Sócios”. Acredito que essa prática também pode não ser a mais adequada, considerando que não houve um contrato formalizado de mútuo.

Gostaria de saber a sua opinião sobre essa abordagem e se o procedimento que estou considerando é correto ou se você sugere outra forma de regularizar essa situação, respeitando os princípios contábeis e legais.

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Silvia Olá Silvia! Tudo bem?

Neste caso, não existe uma forma “correta” e única para contabilizar esses pagamentos. Muitos contadores optam por registrá-los como empréstimos devido a isso, mas, para isso, seria necessário um contrato formal e um prazo para devolução, o que pode não se aplicar.

Minha recomendação seria levantar as demonstrações intermediárias e contabilizar esses pagamentos diretamente no Patrimônio Líquido, na conta de distribuição de lucros intermediária. Mas para isso, é essencial que o contrato social da empresa contenha uma cláusula que permita a distribuição de lucros ao longo do ano, e que a empresa tenha efetivamente apurado lucros nos períodos em que os pagamentos foram realizados aos sócios.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.