Provisão de pró-labore

CF
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde.

Provisão de pró-labore deve ser feito pelo valor líquido ou bruto? já faço a provisão da despesa com inss e irrf desse pró-labore na data que emito a guias de pagamento.

Por exemplo:

Provisão do prolabore em 31/01 e provisão do INSS em 07/02

2 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Clécio, boa tarde.

A provisão do pró-labore deve ser feita considerando o valor bruto. Isso ocorre porque o pró-labore é uma remuneração dos sócios e, portanto, é considerado um custo ou despesa para a empresa. O valor bruto do pró-labore é o montante total antes de quaisquer deduções, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).

No entanto, ao realizar a provisão do INSS e do IRRF, é necessário considerar o valor líquido do pró-labore, ou seja, o valor após a dedução desses encargos. Essa prática é adotada para assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para quitar esses encargos quando forem devidos.

Portanto, no exemplo mencionado, a provisão do pró-labore em 31/01 deve ser efetuada com base no valor bruto, enquanto a provisão do INSS em 07/02 deve ser calculada com base no valor líquido do pró-labore.

Espero ter ajudado!

CF
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro Como ficaria os lançamentos? caso eu lance o pró-labore em 31/01

D - prolabore - 1412

C - PROLABORE A PAGAR - 1412

Quando eu for fazer o pagamento desse pró-labore tenho que dar a baixa no prolabore a pagar e a saida da conta bancária, mas a saída da conta é pelo valor líquido

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.