Retirada de Sócio

AS
    🌱

Tenho uma dúvida, um sócio pode realizar retiradas mensais durante todo o ano.

Em que posso me basear,analisar e passar as informações necessárias ao sócio do limite mensal/anual de retirada.

4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Aline, boa noite.
    Os sócios podem realizar retiradas mensais ao longo do ano, mas é crucial distinguir entre pró-labore e distribuição de lucros para assegurar conformidade com a legislação e práticas contábeis. Para isso, baseie-se no que diz o contrato social a empresa, nas práticas contábeis e na legislação.
    Espero ter ajudado

LP
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde,

Gostaria de orientação sobre um cliente novo. A empresa dele, optante pelo Simples Nacional, recebe valores referentes a consultorias diretamente na conta jurídica. Em seguida, esses valores são repassados para a conta pessoa física do sócio.

Minha dúvida é: como devo registrar essas movimentações mensalmente na contabilidade?

• A empresa emite nota fiscal mensalmente por competência.

• Como proceder contabilmente com os repasses da conta jurídica para a conta física?

• Esses repasses são distribuição de lucros ou outro tipo de movimentação?

• Quais cuidados fiscais e tributários devo observar para manter a conformidade?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Luana Pestillo Olá Luana, boa noite.
    Os repasses da conta jurídica (empresa) para a conta física do sócio, após o recebimento de receitas de consultoria e emissão de notas fiscais por competência, normalmente caracterizam-se como prolabore ou distribuição de lucros, desde que observadas as regras legais e contábeis.

Distribuição de lucros: Isenta de imposto de renda para o sócio, desde que a empresa esteja em dia com suas obrigações fiscais e a distribuição respeite os limites legais e o contrato social.

Pró-labore: Caso o sócio atue na administração, deve receber pró-labore, que é tributado pelo INSS e, se aplicável, pelo IRRF. O pró-labore é contabilizado separadamente da distribuição de lucros.
    Precisa certificar que há lucros apurados para contabilizar como distribuição.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.