Tenho um cliente isento de IPPJ. Ele compra em sites que não aceitam CNPJ, ou seja, sai no cpf de quem está comprando. Como devo contabilizar e existe algum documento auxiliar fora o sat que vem no cpf de terceiros? alguma norma falando sobre isso?

4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Nivaldo, tudo bem?

Em regra geral, se as compras pertencem ao CNPJ, essas devem estar no CNPJ da empresa e não no CPF, devido ao principio da entidade que diz que:
    “Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.”

https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2016/02/NBCT_2.pdf

Neste caso, entendo que não teria uma solução legal para contabilização de notas que estão no CPF do seu cliente.

Espero ter ajudado!

@Thamires Gomes estou fazendo a pós de contabilidade, lá no curso, essa norma NBC tg 1002, onde se pode lançar sem documento fiscal, se o cliente disser que foi material de escritório e não tem documento, pela norma, poderia lançar direto em despesas, contra banco.

No item 4 letra e,

Minha dúvida é se teria relação entre essa lei e essa minha dúvida Acima da compra do CPF.

Obrigado Thamires,

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Nivaldo José Santos Da Rocha Gonçalves Olá, tudo bem?
    Neste caso, você cita acima que o documento está no CPF do seu cliente, então entendo que pode haver divergência entre as informações. A receita federal nessa situação pode entender que foi uma despesa do CPF e não da empresa, ainda que o seu cliente justifique, pois a nota está com o CPF do mesmo registrado (existe o documento fiscal no CPF).

O ideal é procurar orientar o mesmo, que os documentos da empresa, devem estar no CNPJ da empresa. Principalmente se é algo que acontece com frequência. Se fosse um fato isolado, acredito que não teria problemas. Mas pelo seu relato é algo que o cliente já faz com frequência por não conseguir comprar com o CNPJ. Portanto, entendo que este não é o cenário ideal para a empresa. O cliente pode avaliar comprar de outro fornecedor, por exemplo.

Mas cada caso deve ser analisado de maneira particular.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.