VENDA DE ATIVO SIMPLES NACIONAL - FINANCIADO

LV
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal, poderiam me ajudar?
    Um cliente realizou a venda de um carro que estava financiado, no meu entendimento não posso considerar os juros referente ao financimento como custo de aquisição. Estou correta em meu entendimento? Abaixo deixarei os cálculos e informações.

Adquiriu em 05/2021 e vendeu em 07/2023.

VALOR DE AQUISIÇÃO: R$ 85.932,30

(-) DEPRECIAÇÃO ACUMULADA DO BEM: R$ 37.653,18

(=) CUSTO CONTÁBIL: R$ 48.279,12

Para apurarmos o ganho:

VALOR DE VENDA: R$ 85.000,00

(-) CUSTO CONTÁBIL: R$ 48.279,12

(+) GANHO DE CAPITAL: R$ 36.720,88

15% SOBRE O GANHO: R$ 5.508,13 IMPOSTO A PAGAR

1 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts
    Olá, boa tarde!Seu entendimento está correto sobre os juros do financiamento.
    Os juros pagos no financiamento do bem, não são considerados como custo de aquisição e sim uma despesa.

Sobre a venda:

De acordo com o CGSN n° 140 de 2018, para a venda de ativo imobilizado pelo Simples Nacional, o ativo não compõe a receita bruta da empresa e não será tributado pelo sistema do Simples.

E ainda, conforme  Solução de Consulta Cosit nº 67, de 19 de maio de 2016 :
    O ganho de capital auferido por pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional na alienação de bens do ativo imobilizado está sujeito à incidência de Imposto sobre a Renda à alíquota de 15% (quinze por cento). 
    O ganho de capital consiste na diferença positiva entre o valor de alienação desses bens e os respectivos custos de aquisição, diminuídos da depreciação, amortização ou exaustão acumuladas, ainda que a empresa não mantenha escrituração contábil. 

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.