Baixa cnpj oriundo do MEI

VS
    🌱
    🌱 60 pts

(eu já abri um chamado na junta sp, a resposta que eles me mandaram)

Prezados, vocês poderiam me ajudar nessa situação: um cnpj oriundo do mei não consigo prosseguir com a baixa por conta do nire que ainda consta como mei na junta de são paulo, para as empresas desenquadradas recentes a comunicação é automática, mas esse não é o caso, pois o desenquadramento foi em 2024, na mensagem do chamado diz que tenho que preencher um documento "capa marrom" porém esse não encontrei, como faço? procede esse entendimento?

4 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Valderi

No caso desse CNPJ oriundo de MEI, como o desenquadramento ocorreu em 2024 (ou seja, antes de 01/01/2026), não houve comunicação automática entre o Portal do Empreendedor e a JUCESP, razão pela qual o NIRE ainda consta como MEI na Junta. Assim, para prosseguir com a baixa, é necessário primeiro regularizar o cadastro na JUCESP por meio de processo específico de desenquadramento, conforme orientação recebida, mediante protocolo via “Capa Marrom”, com apresentação do requerimento de desenquadramento (peticionamento), comunicação do desenquadramento do SIMEI emitida no Portal do Simples Nacional, CCMEI, documento de identificação, cartão do CNPJ, CADESP (se aplicável) e demais documentos exigidos. Somente após o deferimento e a atualização do NIRE para Empresário Individual será possível realizar o DBE e protocolar a extinção normalmente.

Espero ter ajudado.

VS
    🌱
    🌱 60 pts

@Mariane Fontoura comunicação do desenquadramento do SIMEI emitida no Portal do Simples Nacional, onde buscar esse documento? o ccmei não é possível emitir pois já perdeu essa condição

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Valderi De Sousa A comunicação do desenquadramento do SIMEI deve ser obtida no Portal do Simples Nacional, acessando a área do SIMEI com código de acesso ou gov.br e consultando a situação do contribuinte, onde constará a data e o motivo do desenquadramento; caso não haja um PDF formal disponível, pode-se utilizar o comprovante gerado na consulta ou a própria tela impressa como comprovação. Quanto ao CCMEI, após a perda da condição de MEI normalmente não é possível emitir novo certificado; nesse caso, pode-se tentar a emissão via consulta histórica no Portal do Empreendedor e, não sendo possível, substituir pelo Cartão CNPJ atualizado juntamente com a comunicação de desenquadramento, pois, na prática, a Junta costuma aceitar esses documentos para instruir o processo de regularização.

VS
    🌱
    🌱 60 pts

Eu fiz tudo isso, juntei os pdfs com toda documentação e o requerimento “capa marrom” pedindo para junta comercial de são paulo alterar o cadastro do cnpj oriundo do mei, mas eles me responderam ao chamado com a mesma resposta anterior, segue o print da resposta, se puder me ajudar

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.