Cálculo do Fator R

DM
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!

Estou com uma dúvida em relação ao cálculo do Fator R para uma empresa que recolhe apenas o pró-labore do sócio.

Minha primeira dúvida é sobre a CPP informada no PGDAS-D:

Posso somar esse valor à remuneração do pró-labore e considerar o total como a base da folha de pagamento para fins de cálculo do Fator R?

A segunda dúvida é: o valor do pró-labore considerado no cálculo é o valor bruto?

se puder somar a CPP do PGDAS-D com o pró-labore, isso ajudaria na redução do pró-labore nos meses seguintes. Essa interpretação estaria correta?

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Letícia

Perguntas e Resposta Simples Nacional - 5.11:

O valor da FS12 inclui:

• as seguintes remunerações pagas e informadas em GFIP:

- remunerações pagas a segurados empregados e trabalhadores avulsos;

- remunerações pagas a segurados contribuintes individuais (pró-Labore e pagamentos a "autônomos");

- o valor do 13º salário, agregado na competência da incidência da contribuição previdenciária;

• a título de encargos, o montante efetivamente recolhido:

- de Contribuição Patronal Previdenciária (inclusive a recolhida dentro do Simples Nacional); e

- para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS (ver Nota 4).

Não integram o valor da FS12, porque não são remunerações decorrentes de trabalho nem pró-labore, entre outros:

• valores pagos a título de aluguéis e de distribuição de lucros;

• valores pagos a estagiários (art. 3º e 12, § 2º, da Lei nº 11.788, de 2008); e

• valores pagos ao MEI.

(Base normativa: art. 26 da Resolução CGSN nº 140, de 2018.)

O valor considerado é o pró-labore bruto, antes de qualquer desconto de IR ou INSS. Esse é o valor que deve ser somado à folha salarial para fins de cálculo do Fator R.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.