Carnê-leão

RM
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia!

Faço o carnê-leão de uma dentista. Ela tem um clínica e por enquanto devido ao faturamento é mais compensatório ela atuar como autônoma do que abrir um CNPJ.

Ela tem uma parceria com outra dentista. Certo tipo de procedimento específico, essa terceira vem no consultório da minha cliente e presta o serviço em parceria com ela.

O paciente paga o valor total para a minha cliente e ela repassa a porcentagem devida para a dentista parceira.

Esse pagamento da porcentagem que minha cliente faz para a outra dentista pode ser dedutível no carnê-leão dela? Visando que é uma despesa ligada diretamente com a prestação de serviço.

1 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Rogério, tudo bem?

Essa é orientação no perguntas e respostas da Receita Federal:

Pagamentos a terceiros

O profissional autônomo pode deduzir pagamentos feitos a terceiros que com ele tenham vínculo empregatício, desde que escriturados em livro Caixa e comprovados.

São também dedutíveis os pagamentos feitos a terceiros sem vínculo empregatício, quando escriturados em livro Caixa e comprovados, desde que considerados como despesa de custeio necessária ao recebimento da receita e à manutenção da fonte produtora.

Essas despesas são dedutíveis no mês do pagamento, mesmo que se trate de serviço prestado em mês ou meses anteriores do mesmo ano, ou em ano ou anos anteriores.

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/pagamento/carne-leao/deducoes

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.