CFOP

AS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, colegas!

Estou no estado do PA, e presto serviço p/ uma oficina mecânica tbm do PARÁ( REVENDE peças e faz o serviço) Ocorre que compram produtos com st retida anteriomente, alguns caminhões que param na oficina para manunteção são de outros estados. Ainda que o CNPJ seja de outro estado a ocorrencia do fato gerador DO ICMS esta acontecendo como presvisto dentro do estado do PARÁ. Nesse caso qual o CFOP CORRETO a ser usado para emissão da nf-e ? Algum dos colegas ja passou por tal situação?

5 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá, Alessandra. Tudo bem?

Quando a oficina mecânica localizada no Pará presta serviço de manutenção em veículos de outros estados, o fato gerador do ICMS ocorre no Pará, pois o serviço é prestado ali, e entendo que o ICMS deve ser recolhido conforme a legislação estadual do Pará.

Venda de peças com Substituição Tributária retida anteriormente:
    Para emissão da NF-e, o CFOP correto para venda dentro do Pará de mercadoria com ICMS-ST já recolhido é, em geral, o 5.405 - "Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, com substituição tributária retida anteriormente". Esse código indica que o ICMS-ST foi recolhido na etapa anterior e a venda ocorre internamente no estado.

Prestação de serviço de manutenção em veículos:
    A prestação de serviços deve ser documentada pela Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), emitida pela prefeitura do município onde o serviço é prestado. Não existe CFOP para serviços, pois esse código é usado somente em operações com mercadorias (NF-e). Portanto, para serviços aplica-se o ISS, que é tributo municipal.

Quanto aos caminhões de outros estados que são atendidos na oficina no Pará, mesmo sendo veículos de fora, o serviço ocorre dentro do Pará, e a obrigação tributária municipal é local, devendo a oficina emitir NFS-e para esses serviços.

Recomendo também, sempre consultar o Manual de ICMS do Pará e a Secretaria da Fazenda do estado para confirmação dos procedimentos.

Espero ter ajudado!

AS
    🌱
    🌱 0 pts

olá, Thamires tudo bem? Eu estou bem gracas a Deus.

Já tentei emiti a nota cm o cfop 5405 porém o meu sistema não aceitou, o suporte diz que o cnpj é de fora do estado e consequentemente o cfop deveria inicia com 6. Aqui no estado perguntei eu perguntei para muitos colegas e nenhum soube me da uma resposta concreta.

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Alessandra Oliveira Da Silva Olá, tudo bem?

Ah, entendi! Sua dúvida é sobre o início do CFOP 5405: se começa com 5 ou 6.

• Cliente no mesmo estado → CFOP 5.405

• Cliente de outro estado → CFOP 6.405

Os CFOPs de Substituição Tributária indicam que o ICMS-ST já foi recolhido na etapa anterior.

Espero ter ajudado!

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Alessandra Oliveira Da Silva Olá, tudo bem?

Neste caso, entendo que pode utilizar o 6404: O código CFOP 6.404 refere-se à venda interestadual de mercadorias sujeitas ao regime de Substituição Tributária (ICMS-ST), onde o imposto já foi retido anteriormente.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.