CFOP e CSOSN

IC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!

Meu cliente é uma revendedora de peças. Adquire peças de fora do Estado. Algumas peças já vem com o ST recolhido. Outras o ST é recolhido pela própria loja pois são ST em Minas.

A minha dúvida é: Eles revenderam essas peças para fornecedor fora de Minas. Entendo que devo utilizar o CFOP 6404 ou 6403.

Mas qual CSOSN utilizar nesta operação visto que o destinatário é consumidor final?

Atenciosamente,

7 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Izabel

Sendo consumidor final não contribuinte do ICMS, precisa recolher o DIFAL - CFOP 6108, destacando a alíquota interestadual e recolhimento do difal.

Quando é contribuinte do ICMS, e adquire para uso e consumo ou Ativo Imobilizado e a mercadoria é ST e os Estados tem convênio/protocolo firmado, a responsabilidade pelo recolhimento do diferencial de alíquota em forma de ST será do remetente da mercadoria, não utilizando o IVA-ST, e sim a diferença da alíquota interna no estado de destino para a alíquota interestadual entre os estados., nesse caso utiliza-se o CFOP 6.404.

Considerando que na situação em que seja contribuinte do ICMS, mas mercadoria seja ST ou não e não exista convênio/protocolo, a nota fiscal será emitida com o CFOP 6.102 e com o destaque da alíquota interestadual.

Espero ter ajudado.

IC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite Mariane!

O destinatário é consumidor final contribuinte do ICMS.

A empresa que está vendendo é do simples nacional.

Ao adquirir a mercadoria, o ST já foi recolhido. A empresa é substituta tributaria do imposto em Minas Gerais.

Mesmo assim existe a obrigatoriedade de recolher mais imposto ST?

Atenciosamente,

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Izabel Ferreira Campos Quando ele revende para dentro do Estado de MG seu cliente é o substituído, não precisa mais recolher imposto.

Quando revende para Fora do Estado, ele deixa a figura de Substituído para o de Substitudo tributário, precisando recolher o imposto.

IC
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Ela vai vender para uma empresa que é contribuinte do ICMS, mas irá utilizar os equipamentos em sua atividade agropecuária. Quando não há convênio vou utilizar o CFOP 6102 e destacar a alíquota de ICMS interestadual em qual campo?

Resumindo quando a responsabilidade de recolhimento é do remetente utilizo o CFOP 6404 e não há destaque. Quando a responsabilidade é do destinatário 6102 e há destaque. Certo?

No caso do CFOP 6404, que o remetente irá recolher o imposto, ao gerar a GNRE a UF favorecida será a de destino?

E qual CSOSN utilizo em cada operação.

Ultima dúvida, eu realizo a tributacao dessas vendas de forma normal no simples. Ou aquelas mercadorias em que eu for o substituído tributário no meu estado posso continuar deduzindo do DAS?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Izabel Ferreira Campos Quando não tem convênio, o CFOP de Revenda de mercadorias será 6102. Se tratando de empresas do SN, o ICMS será destacado nas informações adicionais, e a alíquota será a da faixa do DAS pago.

O CFOP 6404 é quando a mercadoria é ST e tem acordo entres os estados. E o GNRE é para a UF do destinatário.

CSOSN -

6404 - 500

6102 - Pode ser o 101 ou 102. Depende se a empresa vai fazer o destaque do ICMS.

IC
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura O Csosn 500 não é somente para operações internas?

500 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação: Classificam-se neste código as operações sujeitas exclusivamente ao regime de substituição tributária na condição de substituído tributário ou no caso de antecipações.

• Utilizado pelo contribuinte substituído nas revendas internas de produtos sujeitos ao ICMS-ST

• Quando ICMS-ST já ter sido recolhido na entrada

• Apenas em operações ou produtos com ST

E quando tem protocolo tem que haver destaque do ICMS ST?

CA
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite! Para o CFOP 6404 deve ser utilizado o CSOSN 201, 202 ou 203 (deve ser analisado as situações para a aplicação)

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.