CIAP

JM
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde,

Uma indústria já tem um bem, uma maquina. Mas depois de um tempo precisou comprar componentes para essa maquina, pois ou quebrou, ou deu defeito e precisa da troca. Podemos cadastrar esse item como ativo também ? E podemos nos apropriar do credito de ICMS no CIAP ? Empresa localizada em SP.

6 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Jeniffer

ART. 66, VII ICMS/SP

§ 2º - Além da aplicação, no que couber, das hipóteses previstas no "caput", é também vedado o crédito relativo à mercadoria destinada a integração no ativo permanente:

1 - se previsivelmente, sua utilização relacionar-se exclusivamente com mercadoria ou serviço objeto de operações ou prestações isentas ou não tributadas;

2 - em qualquer hipótese em que o bem deixar de ser utilizado no estabelecimento para o fim a que se destinar antes de decorridos os prazos previstos no § 10 do artigo 61, a partir da data da ocorrência do fato, em relação à parcela restante do crédito.

Como os componentes irá compor o Ativo Imobilizado, não é permitido o crédito.

Espero ter ajudado.

JM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Boa tarde, obrigada.

Tenho mais dúvidas …

Referente a uma mercadoria adquirida fora do estado, tem o DIFAL, porem podemos tambem nos apropriar referente ao DIFAL.

Como fazemos por meio de apuração, calculamos, segue exemplo :

Valor de 2759,66

sendo alíquota na nota fiscal de 4%

ICMS: 110,39

Como a alíquota interna desse produto é 12%, ficou da seguinte forma o cálculo:

Na minha apuração a débito 361,26 e a crédito 110,39, e recolhemos na real o valor 250,88.

O valor que coloco no momento do cadastro do BEM ? 361,26 ?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Jeniffer Mairy Essa mercadoria é para compor o bem que já está no Ativo Imobilizado?

Se for, segundo a legislação acima mencionada, não é permitido o crédito.

JM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Mariane, a minha pergunta foi sobre o ativo PRINCIPAL, não o componente. Você está me respondendo como se fosse o componente, que no caso já entendi que é vedado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.