COMPENSAÇÃO DE VALOR EM GUIA

SA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá!

Como faço para utilizar uma compensação de valor que foi feita via PER/DCOMP e aplico na guia ?

Exemplo: Tenho um valor a compensar de pagamento feito a maior de uma apuração de IRPJ e vou compensa-lo no COFINS. Para dar sequencia com essa compensação primeiro emitiria a guia do COFINS com o total apurado e depois transmitiria o PER/DCOMP?

Aí nesse caso quando o pagamento da guia for realizado o valor da compensação já vai ser feito automaticamente ?

2 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Sabrina, boa noite.
    Sua dúvida nao ficou clara para mim. Vou explicar como funciona de modo geral, caso não responda o ponto da sua questão, me envie uma réplica.
    Primeiro, emita a guia do COFINS com o valor total apurado, sem considerar a compensação ainda.

Acesse o Portal e-CAC da Receita Federal e utilize o PER/DCOMP Web.
    Preencha a declaração de compensação, informando o crédito de IRPJ pago a maior e o débito de COFINS a ser compensado. Transmita a declaração de compensação.
    Após a aprovação, o valor compensado será considerado no sistema da Receita Federal.
    Se a compensação for aprovada antes do vencimento da guia do COFINS, você poderá pagar apenas o valor restante após a compensação. (emita nova guia).
    Caso a compensação não seja aprovada a tempo, você deve pagar o valor total da guia e, posteriormente, solicitar a restituição do valor compensado.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.