Creditar ICMS na própria NF

AN
    🌱
    Aline Naue
    🌱 0 pts

Olá,

meu cliente (empresa A) é do Simples Nacional e realiza o beneficiamento de produtos somente para uma indústria(empresa B) que fica na cidade vizinha. Hoje meu cliente recebeu uma carta da empresa B informando o seguinte.

“a empresa B, declara que o total do valor do ICMS R$xxx não efetuou o lançamento do ICMS destacado na nota fiscal n°xx de 12/06/2024.
    Declara ainda, que não pleiteará restituição presente ou futura desse imposto autorizado assim na forma do artigo 166 do cód trib. nac., a empresa A, a fazê-la.”

Como meu cliente é do Simples Nacional, não poderá aproveitar deste ICMS ?

3 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Aline, boa noite.

Se o seu cliente (empresa A) é optante pelo Simples Nacional, ele não pode aproveitar o crédito de ICMS. O Simples Nacional não permite a apropriação desse crédito nas compras de mercadorias ou insumos. Portanto, mesmo que a empresa B não tenha destacado o ICMS na nota fiscal, a empresa A não poderá utilizá-lo como crédito. Recomendo que seu cliente consulte um contador para entender melhor as implicações específicas dessa situação.

Além disso, é importante verificar se a operação de beneficiamento se enquadra nas condições estabelecidas na Portaria CAT 22/2007 para o diferimento do ICMS sobre a parcela referente à mão de obra aplicada pelo industrializador optante pelo Simples Nacional. Essa análise detalhada ajudará a determinar as obrigações fiscais específicas para o caso da empresa A.

Espero ter ajudado!

AN
    🌱
    Aline Naue
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro

Na verdade a empresa A que emitiu NF de serviço de Beneficiamento para empresa B.

Neste caso não foi compra de mercadorias ou insumos

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Aline Naue Se a empresa A emitiu uma Nota Fiscal de Serviços (NFS) para a empresa B referente ao serviço de beneficiamento, então o ICMS não está relacionado a compras de mercadorias ou insumos. Nesse caso, o Simples Nacional não impede o aproveitamento desse ICMS, e a empresa A pode considerá-lo normalmente.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.