CREDITO ICMS

JC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde.

Efetuei a entrada de uma mercadoria que seria para despesa no CFOP 1949 sem o credito de ICMS que constava na nota, porém a mercadoria deu problema e vou precisar devolver com o ICMS que consta na nota de origem? Minha dúvida é sobre o aproveitamento deste crédito, se posso apenas lançar no sped ou precisa fazer um Dcip para aproveitamento desse valor. A nota de entrada foi em 01/2026.

3 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Boa tarde!

Sim, você pode aproveitar o crédito de ICMS na devolução, mesmo não tendo se creditado na entrada. Quando a mercadoria comprada para despesa/consumo apresenta defeito e é devolvida, a operação se caracteriza como um desfazimento da compra, o que garante o direito ao crédito, desde que a nota fiscal de devolução seja emitida corretamente.

Utilize o CFOP de devolução específico (ex: 5.202 ou 6.202).

A nota de devolução deve ser um "espelho" da nota de compra. Destaque o ICMS na nota fiscal de devolução nos campos próprios (Base de Cálculo e Valor do ICMS), exatamente como constava na nota original.

Espero ter ajudado.

JC
    🌱
    🌱 0 pts

@Marcos Faria minha dúvida é quanto a apropriação desse crédito, posso fazer direto pelo Sped ou teria algum Dcip/SC especifico nesse caso, por ter sido lançado em competência retroativa?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Josiane Ceregatti Certo.

Neste caso, seria interessante consultar o Fisco estadual, pois pode ter alguma regra específica para o estado, no que diz respeito a esse aproveitamento.

Pelo Sped, é praticamente certo de ter que fazer. Porém, dependendo do estado, pode ter alguma outra regra específica.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.