DCTF RETIFICADORA

MC
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, será que alguém conseguiria me ajudar?

Eu identifiquei alguns imposto de 2024 calculados a menor e preciso acertar isso ajustando as declarações e pagando a diferença, mas estou em dúvida de como preencher a DCTF retificadora, será que vocês conseguem me ajudar me mostrando algum exemplo?

Cheguei a fazer as retificações, mas preenchi como se estivesse fazendo uma do início com os valores corretos e não tenho certeza se está correto uma vez que foi pago um saldo de imposto e o que preciso fazer é acertar a diferença.

Após essas retificações (foi mais de uma competência), essa guia com a diferença já apareceria no ECAC ou preciso colocar o valor que faltou no sicalc competência por competência?

obrigada! ☺️

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Mariana, tudo bem?

Você fez certo ao preencher a DCTF retificadora com os valores corretos devidos, ou seja, o valor total do imposto que deveria ter sido declarado originalmente, não apenas a diferença.

A DCTF funciona como uma declaração de confissão de dívida. Então, na retificadora, você deve informar o valor total devido naquela competência, mesmo que parte já tenha sido paga.

Exemplo:
    Valor original pago em jul/2024: R$ 1.000,00
    Valor correto apurado depois: R$ 1.500,00
    Na DCTF retificadora de jul/24, você deve declarar R$ 1.500,00 (não só os R$ 500,00 da diferença).

O sistema da Receita vai entender que R$ 1.000,00 já foram pagos e restam R$ 500,00 em aberto.

Após a retificação, a diferença:

• Pode aparecer automaticamente como saldo devedor no Relatório de Situação Fiscal do e-Cac.

Então, recomendo após enviar as retificadoras, consulte o e-CAC → Pagamentos e Parcelamentos → Situação Fiscal.

Veja se o débito da diferença já aparece lá.
    Se aparecer: gere o DARF diretamente no sistema.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.