DEFIS

DA
    🌱

Boa tarde!

Sobre a DEFIS, tenho uma empresa que veio de outro contador que não fazia a contabilidade, então nos campos 3 e 4 conforme anexo eu posso utilizar o extrato bancário do mês 01/2025 como base? E no final do ano em 31/12 o que tinha no caixa/banco da empresa foi distribuído como lucro o que passou a ficar zerado (houve regularização da contabilidade do mês 10 ao 12/2025), nesse caso eu colocaria 0,00?

E na parte de Rendimentos tributáveis pagos ao sócio pela empresa eu coloco o valor do pró-labore líquido (sem o INSS)?

Outra dúvida, outra empresa foi aberta em setembro/2025 nesse caso no campo 3 eu coloco como zerado? E no final do ano também foi distribuído todo valor que tinha em banco

3 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Débora

Sim, você pode usar o extrato bancário como base quando a empresa veio de outro contador sem contabilidade. No campo 3 da DEFIS (saldo em caixa/bancos no início do período – 01/01/2025), é aceitável utilizar o saldo existente no extrato bancário do início de janeiro/2025, somando eventuais valores de outras contas ou caixa, caso existam. Já no campo 4 (saldo em 31/12/2025), se após a regularização da contabilidade entre outubro e dezembro todo o valor que havia em caixa/bancos foi distribuído como lucro aos sócios e a empresa realmente encerrou o ano sem saldo financeiro, você pode informar 0,00, desde que essa distribuição esteja coerente com a movimentação financeira e com a contabilidade ajustada.

Na parte de rendimentos tributáveis pagos ao sócio, deve ser informado o valor bruto do pró-labore, ou seja, antes dos descontos, não o valor líquido recebido. Portanto, o INSS descontado do sócio não deve ser abatido do valor informado na DEFIS.

Quanto à empresa que foi aberta em setembro de 2025, no campo 3 (saldo em 01/01/2025) o correto é informar 0,00, pois a empresa ainda não existia nessa data. No campo 4 (31/12/2025), se todo o saldo que havia em banco foi distribuído aos sócios e não restou valor em caixa ou contas bancárias no final do ano, também pode ser informado 0,00, desde que essa situação reflita a realidade financeira da empresa.

Espero ter ajudado.

DA
    🌱

Sobre utilizar o extrato bancário como base, ele teve entrada e logo após retirou todo o valor da conta em janeiro, devo considerar o valor da entrada ou zero? Já que não tinha sobrado nada

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Débora Estéfani Santos Alecrim Se houve uma entrada de valor em janeiro e logo depois esse valor foi retirado, isso não deve ser considerado para esse campo. Você deve verificar qual era o saldo real no dia 01/01/2025: se havia algum valor na conta nessa data, informe esse saldo; se o saldo era zero e a entrada ocorreu apenas dias depois, então o correto é informar 0,00, pois a DEFIS considera a posição de saldo no início do ano e não a movimentação que ocorreu posteriormente.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.