DESENQUADRADO SIMPLES PARA LUCRO PRESUMIDO

ER
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, preciso de uma orientação.

Um cliente foi desenquadrado do Simples Nacional e passou para o Lucro Presumido. Estou regularizando algumas pendências de DCTFWeb de 2024/2025.

Minha dúvida é: como eles ainda não tiveram faturamento nesse novo regime, quais obrigações precisam ser entregues mesmo sem movimento?

E no caso da DCTFWeb em atraso, há multa mesmo sem movimento? Se sim, qual é o valor aproximado?

É um cliente do ramo de marmoraria e estou começando agora com casos assim.

3 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Bom dia!

Normalmente, empresas do LP sem movimento, precisam enviar:

A primeira DCTFWEB;

A EFD-Contribuições de dezembro de cada ano;

EFD-ICMS mensal;

ECD (se aplicável) e ECF.

O atraso nessas declarações, pode acarretar em multas, com valores que são a partir de R$ 250,00.

Seria bom verificar se existe mais obrigações acessórias no estado de origem.

Espero ter ajudado.

ER
    🌱
    🌱 0 pts

Comoeles foram desenquadrados agora em 01/2026, e existem essas pendencias de DCTFWEB, eu preciso primeiro regularizar as anteriores enquanto estava no simples certo?

São de SP, onde verifico essas obrigações acessorias?

a EFD de dezembro/2025 eles estavam no Simples nacional então não né?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Estephane De Oliveira Rodrigues Quanto as obrigações estaduais, sugiro verificar junto ao Fisco, já que cada caso é um caso, e cada estado tem uma legislação diferente.

Cada regime tributário possui suas regras. Logo, se até 12/2025 era Simples, precisa tratar dessa forma até 12/2025. E a partir disso, sendo Lucro Presumido, tratar dessa segunda forma. Se de fato não tiver movimento, seria necessário o envio da EFD-Contribuições somente em dezembro deste ano.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.