DESENQUADRAMENTO DO MEI

VS
    🌱
    🌱 60 pts

Olá bom dia, gostaria que os colegas me ajudassem com o questionamento a seguir:

o meu extrapolou o limite de faturamento em 2024 o faturamento foi de 87mil (ainda não fez a declaração anual de faturamento) recebia em espécie e no cartão (não há como o fisco autuar ou fazer o desenquadramento de forma administrativa)

É um prestador de serviço, ví que se eu desenquadrar por motivo de extrapolar o limite em 2024 ele terá que pagar como se fosse uma empresa normal do SN desde janeiro agora de 2025 (estamos em 07 de agosto)

E se for a pedido os efeitos do desenquadramento só será em janeiro de 2026 (mas eu quero trabalhar com essa empresa como simples nacional para o próximo mês mesmo)

se eu colocar o motivo do desenquadramento for contratar mais de 1 funcionário os efeitos serão para o próximo mês mesmo?

ou se eu mudar o tipo societário e colocar uma unipessoal ltda os efeitos serão para 01 do mês seguinte?

resumindo eu quero que seja desenquadrada no mês seguinte.

5 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Valderi

Sim, ambas as opções mencionados desenquadra no mês subsequente a data do evento.

Faça uma simulação no Portal do ECAC com a data do Desenquadramento nessas modalidades e veja se a posterior é a que precisa para essa empresa.

Espero ter ajudado.

VS
    🌱
    🌱 60 pts

@Mariane Fontoura certo obg, outra pergunta, posso colocar o motivo de contratar outro funcionário mesmo sem nenhum funcionário? o que eu quero é que os efeitos do desenquadramento seja para o próximo mês. se eu colocar atividade impeditiva também desenquadra né?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Valderi De Sousa Não é recomendado. A melhor opção nesse caso é optar pela Natureza Jurídica vedada e alterar o MEI para uma Unipessoal.

VS
    🌱
    🌱 60 pts

@Mariane Fontoura outra coisa: para colocar atividade vedada na hora do desenquadramento é necessário antes add essa atividade impedida na junta comercial?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.