Difal Ceará

LS
    🌱
    Boa Noite colegas,
    Pelo que estava olhando, o Estado do Ceará está usando a base do Difal com o valor total na NF, antes era apenas a Base de ICMS (me corrija se estou errado).
    Como sei se é somente esse Estado que mudou ou outros também? Tem alguma plataforma ou algum lugar que me mostre essa questão?

Obs. Identifiquei pelo motivo que a Sefaz me mandou uma guia referente ao valor de difal sobre o valor de IPI apenas então fui procurar e encontrei que Ceará tem essa mudança.
    1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Leonardo

Primeiro você precisa observar o que diz o Convênio do ICMS publicado pelo Confaz, que é o órgão constituído com membros de todos os estados para definir diretrizes referente ao ICMS, e no convênio ICMS Nº 236, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2021 diz o seguinte:

Cláusula Segunda - II :
    c) recolher, para a unidade federada de destino, o imposto correspondente à diferença entre o imposto calculado na forma da alínea “a” e o calculado na forma da alínea “b”.

§ 1º A base de cálculo do imposto de que tratam os incisos I e II do “caput” é única e corresponde ao valor da operação ou o preço do serviço, observado o art. 13 da Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996.

Mas não para por aí, quem irá definir mesmo é o Estado baseado no convênio do Confaz, logo para saber quais estados utilizam a base de cálculo do valor da operação, ou seja, incluso IPI, é necessário consultar o Regulamento do ICMS do estado, que você irá encontrar na Página da Sefaz do Estado.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.