Dúvida sobre retenção de impostos para empresa ST de serviço

LR
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal, tudo bem?

Será que alguém pode me ajudar coma uma dúvida?

Estou com um cliente do simples que é prestador de serviços e está como substituto tributário. Esse cliente vai contratar um serviço de uma empresa do lucro presumido. Minha duvida é se ele tem que reter apenas o ISS da operação ou todos os impostos como PIS, COFINS, INSS E IRRF?

2 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Larissa, tudo bem?

Primeiramente, é importante verificar sobre o serviço contratato, conforme o João Vitor até sinalizou.

Para informar com mais precisão quais impostos devem ser retidos, é importante saber qual é a atividade específica do cliente e o serviço que ele vai contratar.

De forma geral, tomadores do Simples Nacional não fazem retenção de PIS, COFINS e CSLL. Já o INSS patronal pode ser retido para alguns serviços específicos (como limpeza, construção, pintura, manutenção, entre outros), e o IRRF normalmente é retido em serviços.

Quanto ao ISS, o tomador substituto tributário deve verificar a legislação municipal, pois pode haver obrigação de retenção.

Nesses casos, sempre orientamos também, procurar suporte com consultorias tributárias específicas como IOB ou Econet, que podem avaliar os Cnaes/atividades do cliente.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.