Dúvidas preenchimento do Carnê Leão

AO
    🌱
    🌱 0 pts

Eu tenho clientes que as vezes acabam atendendo Pessoa Jurídica. Por exemplo a Nutricionista atende as PF porém veio um paciente e pagou com a conta de Pessoa Jurídica. Neste caso ela recebeu de PJ. No carne leão eu informo somente os recebidos de pessoa física correto? E este recebido de PJ vou informar somente na DIRPF? (porém fiquei na dúvida pois ao emitir o carnê leão ele tem uma opção de colocar rendimentos de PJ) para que serve isso?

4 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Olá, boa noite!

A primeira coisa a definir, é a prestação de serviços de fato. Ela prestou o serviço para uma pessoa física? Ou para uma pessoa jurídica? É aqui que você vai definir o tomador do serviço. Somente após isso, pensamos em como o pagamento foi efetuado, no seu caso.

Vale lembrar, que ela como autônoma atende do PJ, ela não vai informar esse valor no carnê leão. A empresa deve reter o IR quando ultrapassar o limite de isenção, e ela só vai informar os valores na declaração anual.

Vale lembrar, que com a Reforma Tributária, teremos mudanças em alguns pontos importantes. Caso tenha interesse, temos a nossa Pós em Reforma Tributária que aborda todos os assuntos profundamente.

Espero ter ajudado.

AO
    🌱
    🌱 0 pts

@Marcos Faria neste caso ela é autônoma e atendeu uma pessoa física e esta fez o pagamento com a conta da empresa. Então como fica?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Amanda Oechsler

Se ela atendeu a pessoa como sendo pessoa física, então a tratativa deve ser como pessoa física.

Aí faz o processo do carnê leão, e pagamento do ISS, se devido, assim como o INSS.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.