EFD Reinf - informe de rendimento

RO
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida.

Fiz as folhas de pagamento do pró-labore do sócio em 2025 normalmente. Porém, apurei o lucro na contabilidade e informei esse valor como rubrica LUCRO DISTRIBUIDO junto com a folha do pro labore e também na EFD-Reinf, no evento 4010.

Ao consultar o Demonstrativo de Rendimentos Pagos e Retenções na Fonte na Receita federal, percebi que os valores ficaram em duplicidade. Isso ocorreu em 6 pagamentos por exemplo Jan, mar, abr,jul etc. Oq fazer terias que retificar essa rubrica do ESOCIAL? teria alguma multa?

5 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Ricardo

Ocorreu duplicidade porque o lucro distribuído foi informado de forma incorreta tanto no eSocial, como rubrica junto com o pró-labore, quanto na EFD-Reinf. O lucro distribuído não deve ser informado no eSocial, pois não é remuneração nem verba de folha; o local correto é somente a EFD-Reinf.

Para corrigir, é necessário retificar o eSocial dos meses afetados, excluindo a rubrica de lucro distribuído e mantendo apenas o pró-labore. A EFD-Reinf deve ser mantida, desde que os valores estejam corretos. Após a retificação, a DCTFWeb será reprocessada e a duplicidade no Demonstrativo de Rendimentos será eliminada.

Não há multa se a correção for feita de forma espontânea, antes de qualquer intimação da Receita Federal, pois se trata de erro formal de obrigação acessória, sem imposto suprimido.

Espero ter ajudado.

RO
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite! Uma segunda dúvida: ao retificar o eSocial, esse informe não vai mais aparecer no meu sistema, correto? Nesse caso, o informe referente ao lucro eu consigo apenas pelo que a Receita Federal disponibiliza ou existe alguma outra forma de obter esse informe de rendimentos do lucro?

RO
    🌱
    🌱 0 pts

Minha última dúvida é a seguinte: se eu retirar essa rubrica do eSocial, esse valor não vai mais aparecer no sistema consequentemente no informe do meu sistema só vai aparecer os valores referente ao pro labore. Nesse caso, como faço para emitir o informe de rendimentos do lucro? Ele será obtido somente pelo informe da Receita Federal ou preciso gerar esse informe manualmente pelo sistema? Teria uma outra forma?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Ricardo Silva De Oliveira Ao retirar a rubrica de lucro distribuído do eSocial, esse valor não aparecerá mais no informe gerado pela folha, o que é correto, pois o eSocial deve demonstrar apenas rendimentos do trabalho (pró-labore). O lucro distribuído deve ser informado exclusivamente na EFD-Reinf (R-4010) e, a partir dessas informações, o informe oficial do sócio será consolidado automaticamente pela Receita Federal, ficando disponível no e-CAC / Meu Imposto de Renda. Não há obrigação legal de o sistema de folha emitir informe específico de lucro distribuído; contudo, por boa prática contábil, recomenda-se gerar um informe gerencial/manual (ou relatório da EFD-Reinf/contabilidade) apenas para conferência e apoio ao sócio, mantendo dois controles distintos: pró-labore pela folha e lucro distribuído pela Reinf.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.