ENQUADRAMENTO ANEXO SN

WS
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados,

Podem me tirar uma dúvida?
    Tenho um cliente SN cnae principal 4399103 (obras de alvenaria) e segundário 4330404 (Serviços de pintura). Ele trabalha sozinho, e paga freelancers para algumas tarefas.

Minha dúvida é: Nessas atividades se trabalha sozinho fica no anexo 3, se tem uma equipe como cessão de mão obra fica no anexo 4, esta correto esse entendimento?

4 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

VL
    🌱
    🌱 68 pts

Bom dia William, tudo bem?
    Na verdade, nesse caso específico, ambos os CNAEs — 4399-10/03 (obras de alvenaria) e 4330-40/04 (serviços de pintura ) — são do Anexo IV do Simples Nacional, conforme a Lei Complementar 123/2006.

Ou seja, independente de trabalhar sozinho ou com equipe, a tributação será pelo Anexo IV, porque essas atividades fazem parte do grupo da construção civil.

A confusão costuma acontecer porque algumas atividades (como manutenção, instalação, limpeza etc.) podem variar entre Anexo III e IV dependendo da cessão de mão de obra. (São chamadas de concomitante elas podem ter os dois anexos)
    Mas no caso de obras de alvenaria e pintura, isso não muda o anexo — são sempre Anexo IV.

📌 Lembrando que no Anexo IV o INSS patronal (20%) não é recolhido dentro do DAS, e sim separadamente via folha/eSocial.

WS
    🌱
    🌱 0 pts

@Viviane Godoi De Lima Lopes Bom dia Viviane,

Tinha feito uma pesquisa fiquei confuso, agora entendi, obrigado pelo retorno.

No caso se tem o pro labore o INSS patronal é somente sobre esse rendimento do sócio?

VL
    🌱
    🌱 68 pts

Imagina, por nada!
    Sim, se só tiver o pró-labore além do INSS do sócio ele vai pagar mais 20%, porque no anexo IV ele não está dentro do DAS como nos outros anexos.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.