Escrituração fiscal

AC
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia! Estou importando as notas fiscais de compra no sistema fortes e na parte de fornecedor ele pede para cadastrar o CFOP, CST e o CSOSN do fornecedor.

Sobre o CST na nota está 500, 000 e 100, gostaria de saber se deixo igual o da nota.

A empresa é do regime normal, então eu não marco o CSOSN.

O CFOP da nota fiscal está:

6101 - Venda de produção do estabelecimento

6102 - Venda de mercadorias adquiridas ou recebida de terceiros.

No caso como é saída interestadual eu classifico os dois como:

2102 - Entrada para comercialização

Porque é para venda em varejo.

Gostaria de saber se estou indo para o lado certo ou se tem algo errado, obrigada desde já.

2 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Ariel

Sim, você deve seguir o CST constante na nota fiscal emitida pelo fornecedor. Ele define como o ICMS foi tratado na operação de saída do fornecedor, e isso impacta diretamente na forma de crédito da sua empresa.

Você está correto em não marcar CSOSN para esse fornecedor, pois CSOSN é exclusivo para empresas optantes pelo Simples Nacional.

Em relação ao CFOP ele deve refletir a natureza da operação da sua empresa, ou seja, se é uma entrada de mercadoria adquirida de terceiros, para revenda, em operação interestadual, o CFOP deve ser um 2.1xxx, não importa qual CFOP está na nota de saída do fornecedor.

Ambos os CFOPs citados são válidos, mas use o 2101 se estiver comprando produto fabricado pelo fornecedor e use 2102 se for mercadoria adquirida de terceiros. A diferença entre 2101 e 2102 está justamente na origem do item: produção própria ou revenda.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.