Fator R Simples Nacional

DL
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, boa noite!

Estou com uma dúvida em relação ao Fator R do Simples Nacional. Para cálculo do Fator R, não posso considerar a mesma competência do que a do cálculo do Simples em Hipótese alguma? Exemplo: Uma empresa que fatura R$5.000,00 por mês, está enquadrada dentro do anexo V, com fator R acima de 28% é tributada com base nas alíquotas do Anexo III. Porém, em um mês, ele faturou R$10.000,00. Eu não conseguiria aumentar o Pró-Labore dele para que pudesse ser tributado com base nas alíquotas do anexo III não?

Estou um pouco perdido em relação à isso, principalmente na questão estratégica da folha de salários para sempre ser tributado com uma alíquota menor.

Ficarei grato se puderem tirar essa minha dúvida!

Obrigado!

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Daniel, tudo bem?

O Fator R é calculado com base na folha de salários e na receita bruta dos últimos 12 meses. Portanto, não é possível ajustar o pró-labore de um único mês para alterar a tributação, já que o cálculo é feito de forma acumulada. Para ser tributada no Anexo III, a empresa precisa garantir que o Fator R se mantenha acima de 28% ao longo do ano, o que exige um planejamento da folha de salários. A estratégia ideial seria ajustar o pró-labore de forma contínua, considerando o impacto no cálculo anual.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.