Faturamento sem Inscrição Municipal

PS
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa noite.

CNPJ Registrado em 17/08/2023. Na mesma data foi feita a solicitação da inscrição municipal na prefeitura de São Vicente/SP, e ainda está em processo de análise.

A empresa é SLU, prestadora de serviço de fisioterapia, será optante do Simples Nacional e NÃO ESTABELECIDA.

Porém já está prestando serviço à PJ, sem nenhum vínculo, desde julho/2023 e já recebeu pagamento, sem nenhum recibo. A empresa contratante pediu pra emitir Nfs-e dos pagamentos retroativos, quando for liberada a Inscrição Municipal

Minha dúvida é se posso lançar o valor como faturamento do mês de agosto no PGDAS, ainda que a empresa ainda não possua a inscrição municipal, por ser não estabelecida, não exercendo atividade no endereço, e emitir a nota Fiscal em Setembro, discriminando ser do serviço prestado em agosto.
    5 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

KK
    🌱
    🌱 0 pts
    Olá! Bom dia Priscilla.

As normas contábeis dizem que devemos emitir o PGDAS referente a movimentação bancária mesmo em caso de não emissão de nota fiscal.

Eu particularmente prefiro lançar como adiantamento de recebimento na contabilidade e sot gerar a PGDAS com a emissão da nota.

Espero ter ajudado!
    PS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, Karine. Obrigada pela resposta.

A questão é que o pagamento vai entrar agora na conta PJ, em setembro, mas é referente ao serviço prestado em Agosto, período ainda sem Inscrição Municipal, então que, em tese, a empresa ainda não poderia prestar serviço.

O pagamento proporcional do serviço prestado no mês de julho, pago em agosto, foi pago na conta PF.

O problema é que como é uma empresa nova, o faturamento do primeiro mês é multiplicado por 12 para cálculo do fator R e alíquota do DAS, então ficaria muito alto lançar tudo junto.

Mas me dei conta que o primeiro mês na vdd é agosto, que será sem faturamento, então o faturamento setembro será a média de Ago/set. Multiplicado por 12. Aí já normaliza a RBT 12.

E estou lançando o pró labore e contabilidade como despesa com folha de pagamento do mês de agosto.

KK
    🌱
    🌱 0 pts
    entendi, bom em tese você pode gerar o PGDAS já, porém eu faria uma anotação na nota para informar que a nota em questão foi gerada o PGDAS com antecedência e deixaria grampeado junto a cópia da nota o extrato do banco e o recibo do PGDAS!
    KK
    🌱
    🌱 0 pts

Espero ter ajudado!

PS
    🌱
    🌱 0 pts
    Mesmo eu gerando o PGDAS de agosto sem faturamento e lançando esse pagamento que vai entrar agora como faturamento de setembro mesmo? Aí vou lançar esse valor no PGDAS de setembro, junto com o valor que será recebido no início de outubro. Vou lançar tudo como período de referência de setembro no PGDAS.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.