Ibs/Cbs na Reforma Tributária

ED
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal boa tarde. Trabalho numa empresa de Fabricação de fertilizantes e ainda fazemos a venda pra produtor rural.

Com a reforma tributária, quando comprarmos nossa matéria-prima, teremos q pagar o imposto (IBS/CBS) na liquidação da nota fiscal do fornecedor, geralmente 30 dias) - o que me faz entender que a empresa é contribuinte regular do IBS e CBS. Essa operação vai nos gerar “crédito” de IBS/CBS. Na nossa operação de venda, vamos destacar o IBS/CBS tbm para o nosso adquirente (nesse caso o produtor rural). A LC 214/2025 informa no seu Art. 164 que o produtor rural pessoa física ou jurídica que auferir receita inferior a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) no ano-calendário não será considerado contribuinte do IBS e da CBS.

Minha dúvida é a): Eu vou preencher a nota fiscal de venda pra ele (produtor rural) com diferimento total (com cst 515001-Operações, sujeitas a diferimento, com insumos agropecuários e aquícolas, observado o art. 138 da Lei Complementar nº 214, de 2025.) e nesse caso (nessa operação) a empresa vai somente acumular créditos?

E ainda: Como saber se o produtor rural pra quem eu forneço os fertilizantes possuem receita inferior ou superior a R$ 3.600.000,00?

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Boa tarde Emerson.

Esse é um assunto muito específico, e por conta disso, sugiro consultar a legislação pertinente.

Como as leis tem sido alteradas com frequência, não consigo te precisar com exatidão para o seu caso. O embasamento jurídico vai te dar o respaldo necessário neste caso.

Caso tenha interesse, temos a nossa pós-graduação em Reforma Tributária, que traz as atualizações sobre vários temas pertinentes da Reforma.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.