ICMS / PGDAS

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, amigos!

Eu fiquei com uma dúvida agora.

Estou apurando o SIMPLES NACIONAL de um cliente em que a venda de mercadoria foi toda para consumidor final, não contribuinte (PF).

Meu cliente é optante pelo Simples Nacional e os produtos vendidos são da NCM 33049910 e 33072010. Ambas sujeitas ao ST. Como vendeu a não contribuinte, usou o CFOP 5102 e 6102.

Minha dúvida é a seguinte:

1 - Como ele é do Simples Nacional, comércio, o CFOP na emissão está correto?

2 - E quanto ao ST, ele não deveria recolher?
    Se não deveria meu cliente, emissor da NF de venda fazer o recolhimento, seria porque recolheu o DIFAL na compra?

3 - E quanto à apuração do Simples Nacional, qual opção devo escolher para informar a Receita? (imagem abaixo)

Desde já agradeço pela atenção e ajuda.

2 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá José. boa noite.

1. Sim, os CFOPs 5102 (venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros) e 6102 (venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte) estão corretos para operações de venda para consumidor final não contribuinte, especialmente no caso de empresas optantes pelo Simples Nacional.

2. Como os produtos vendidos estão sujeitos à ST, o imposto já foi recolhido anteriormente pelo fornecedor. Portanto, seu cliente não precisa recolher novamente o ICMS-ST na venda para o consumidor final. O DIFAL (Diferencial de Alíquotas) não se aplica a empresas do Simples Nacional em vendas para não contribuintes.

3. Na apuração do Simples Nacional, você deve informar as receitas de vendas sujeitas à substituição tributária ou ao recolhimento antecipado do ICMS (com substituição)
      Espero ter ajudado

CA
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, José.

Venda interestadual a não contribuinte é utilizado o CFOP 6108, a CSOSN é de acordo com a classificação da mercadoria 102 (Tributada sem permissão de crédito) ou 500 (ICMS cobrado anteriormente por substituição), deve ter essa segregação.

Só complementando a questão acima, não haverá recolhimento do DIFAL para o CFOP 6108, pois, as empresas optantes pelo simples, estão suspensas do mesmo.

O CFOP 6102 é venda para contribuinte, cuja mercadoria seja tributada ou quando não há protocolo ICMS entre os estados envolvidos na operação.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.