ICMS ST

MF
    🌱
    🌱 0 pts

Colegas, boa tarde.

Tenho uma dúvida: como saber se o produto que meu cliente adquire para revenda tem substituição tributária(e meu cliente é o substituto)? já li bastante e não entendi ainda. Pela nota de aquisição teria essa informação?

Pois caso o produto que ele venda tenha st significa que quando ele for gerar o pgdas o ICMS não deve ser cobrado, correto?

Obrigado

2 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olà Matheus, bom dia.

Para saber se um produto tem substituição tributária (ST), você pode consultar a lista de produtos que estão sujeitos a ST no portal da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Além disso, o Convênio ICMS 142/18 é a legislação responsável por determinar os produtos sujeitos a Substituição Tributária (ST). Ele apresenta os segmentos que se enquadram a ST e a descrição detalhada dos produtos que participam de seus respectivos segmentos. Esse valor também vem destacado na nota no campo ICMS ST.

Quanto à sua segunda pergunta, sim, você está correto. Se o produto que seu cliente vende tem ST e seu cliente é o substituto, então o ICMS não deve ser cobrado quando ele for gerar o PGDAS. Isso ocorre porque o ICMS já foi recolhido por toda a cadeia seguinte de contribuintes pelo industrial/importador.
    Espero ter ajudado

MF
    🌱
    🌱 0 pts

Muito obrigado, mas você escreveu que meu cliente seria “substituto” e no caso ele seria o substituído, correto?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.