ICMS ST EM SC

JH
    🌱
    🌱 0 pts

Olá,

Estou estudando a substituição tributária e tributação monofásica de PIS e Cofins de bebidas em Santa Catarina, no caso das bebidas no geral (quentes e frias) enquadram na ST e somente as frias enquadram na tributação monofásica de PIS e Cofins também?
    Quando me refiro a frias seriam a cerveja, refri, chope, agua e as quentes seriam os destilados, como uísque, vodka e outras cachaças…
    Gostaria de saber se meu entendimento esta correto, se tiver algum material gostaria de alguma sugestão de leitura para aprofundar melhor.

2 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Juliana, tudo bem?

O seu raciocínio faz sentido no geral, bebidas frias costumam estar dentro do regime monofásico de PIS e Cofins, enquanto as quentes normalmente não entram nessa sistemática.

Mas o enquadramento correto depende do NCM do produto. É ele que define se há monofásico, alíquota zero ou tributação normal.

Por isso, o ideal é fazer a consulta do NCM em uma base tributária confiável, como IOB, FiscoNet ou Econet, para confirmar a tributação de cada produto específico.

Assim, você garante segurança na informação, já que o ICMS-ST é estadual, mas o PIS e Cofins são federais e seguem regras diferentes.

Espero ter ajudado!

JH
    🌱
    🌱 0 pts

Muito obrigada!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.