ICMS ST - INDÚSTRIA DO SIMPLES NACIONAL

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Boa tarde!

Uma empresa do Simples Nacional no Rio de Janeiro, industrializa e vende um tipo de produto que possui Substituição Tributária.

Pois bem, na RESOLUÇÃO CGSN N° 140 DE 22 DE MAIO DE 2018, em seu artigo 28, é informado a fórmula de cálculo para descobrirmos o valor do ICMS-ST:

“imposto devido = [base de cálculo × (1,00 + MVA) × alíquota interna] - dedução, onde: (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 13, § 6º, inciso I)

I - “base de cálculo” é o valor da operação própria realizada pela ME ou EPP substituta tributária;

II - “MVA” é a margem de valor agregado divulgada pelo ente a que se refere o § 1º;

III - “alíquota interna” é a do ente a que se refere o § 1º; e

IV - “dedução” é o valor mencionado no inciso II do § 2º.”

• A primeira Dúvida:

No campo “alíquota interna”, utilizamos apenas o valor do ICMS (que no RJ é 18%), ou adicionamos o FECP (que seria de 2%), totalizando um total de 20%?

• Segunda dúvida:

Após descobrirmos o valor do ICMS-ST através dessa fórmula, podemos descontar o valor do ICMS próprio, que é pago na guia do Simples, e assim descobrir o valor que será recolhido na guia de ICMS-ST para destacar na nota fiscal.

Porém, quando fechamos o Simples, há a possibilidade de redução do ICMS, conforme a RBT12 da empresa, como traz a RESOLUÇÃO SEFAZ nº 224 /2018.

Neste caso, para descobrirmos o valor que será recolhido fora do Simples Nacional, que seria o ICMS-ST, usaremos o valor bruto do ICMS que seria gerado na guia, desconsiderando a redução da resolução 224?

Ou utilizamos o valor líquido do ICMS da guia, considerando a referida redução de ICMS?

Desde já, agradeço!

4 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Marcos, boa tarde.
    Alíquota Interna: Utilize 20% (18% ICMS + 2% FECP).

Cálculo do ICMS-ST: Use o valor bruto do ICMS para calcular o ICMS-ST, desconsiderando a redução da resolução 224.
    Espero ter ajudado

LC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, gostaria de entender mais sobre a ST nas empresas do SN. Oque acontece a minha empresa é do SN Indústria de Tijolos, ela fabrica e revende.. Minha dúvida é no calculo da ST aqui no meu Estado a base de cálculo tem redução de 24,44%. Minha dúvida seria após encontrar a base de cálculo correta, eu calculo pela aliquota interna do PA que é 19% ou pela aliquota do SN que é 5,43%.. Se for pela aliquota interna 19% eu posso tomar crédito do ICMS próprio do PGDAS ? Ou devo pagar integralmente pela aliquota de 19%?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Lourdes Viana Camargo Olá.
    A base de cálculo do ICMS-ST no Pará tem uma redução de 24,44%. Isso significa que, ao calcular o imposto, você deve aplicar essa redução sobre o valor da operação para encontrar a base de cálculo correta.

Depois de encontrar essa base ajustada, o ICMS-ST deve ser calculado utilizando a alíquota interna do estado do Pará, que é de 19%. Não se utiliza a alíquota do Simples Nacional (como os 5,43%) para esse cálculo.

O valor do ICMS-ST é pago integralmente, e não pode ser compensado com o ICMS próprio que já está embutido no DAS (PGDAS-D). Ou seja, mesmo que sua empresa já recolha ICMS dentro do Simples Nacional, esse valor não pode ser usado como crédito para abater o ICMS-ST. O ICMS-ST deve ser recolhido à parte, geralmente por meio de GNRE ou DAE, conforme exigido pela SEFAZ.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.