ICMS ST- SIMPLES NACIONAL USO CREDITO COMPRAS

LS
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados,

Boa tarde,

Gostaria de esclarecer alguns pontos referente ao uso do ST ICMS referente a compras de mercadorias, caso alguém possa me auxiliar ao menos com a Lei, ou norma referente a situação serei imensamente grata.

Tenho uma empresa que trabalha com comercio e prestação de serviços no ramo de vidros, box, janelas etc… ela esta enquadrada no simples nacional, e embora venda para consumidor final ela altera o produto antes da venda, como trata-se de vidro, ele é cortado, e aplicado outros para entrega. Nem todas notas de compras vem com destaque de ST mesmo tratando-se dos mesmos produtos.

Minha duvida é, posso utilizar o ST destacado para abater o ICMS a pagar mesmo o produto tendo sofrido algumas alterações? Posso utilizar mesmo a empresa nao tendo um controle na venda devido o produto ser desmembrado, etc?

Pergunto pq na aula referente ao assunto me deixou com ainda mais duvidas, fica dificil entender se a substituição só é valida para industria no caso de antecipação, e comercio no caso do uso do credito de ICMS ja pago anteriormente pelo fabricante nas aquisições de mercadorias.

Outra questão, a obrigação Destda deve ser entregue caso eu use o credito para abater o imposto?

Poderiam me socorrer nesse assunto, não quero onerar meu cliente com impostos nao devidos, mas também nao quero fazer algo que gere futuros problemas fiscais.

Desde já agradeço a todos!

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Lidiane, tudo bem?

Sua dúvida é muito válida, o ICMS-ST realmente gera confusão, principalmente quando há modificação no produto antes da venda.

Como a empresa está no Simples Nacional e altera os produtos (como corte de vidro, colocação de acessórios), entendemos que o correto é verificar a legislação do estado envolvido na operação. Cada estado trata o ICMS-ST de forma diferente, inclusive no que diz respeito à restituição ou exigência da ST.

Se houver ICMS-ST retido ou devido, a DeSTDA precisa ser entregue, mesmo para empresas do Simples.

Mas, sugiro consultar a legislação do estado e também fontes como Econet ou IOB, que explicam bem essas situações com base no estado do contribuinte.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.