INSS de Obras - Abatimentos

RC
    🌱
    Rubia Candido
    🌱 0 pts

Tenho um cliente optante pelo Simples Nacional, enquadrado no Anexo IV, que atua com obras de alvenaria.
    A empresa não possui empregados, tendo apenas pró-labore como folha de pagamento.

Esse cliente:

• Presta serviços tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica;

• Executa os serviços por empreitada parcial;

• Contrata MEIs para a execução das obras;

• Sofre retenção de INSS (11%) nas notas fiscais emitidas para pessoas jurídicas.

Em razão de se tratar de empreitada parcial, a CNO não está em nome do meu cliente, mas sim do contratante da obra.

Diante desse cenário, surgem as seguintes dúvidas:

1. O cliente pode compensar o INSS retido nas notas fiscais com o INSS devido sobre o pró-labore, mesmo não sendo o titular da CNO?

2. É possível compensar, nesse mesmo INSS retido, os valores correspondentes a 20% de INSS pagos sobre os serviços contratados de MEIs?

2 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Rubia

O INSS de 11% retido nas notas fiscais pode sim ser compensado com o INSS do pró-labore, mesmo que a CNO esteja em nome do contratante da obra, pois esse crédito pertence à empresa que prestou o serviço.

Já o INSS de 20% pago sobre serviços de MEI é um custo definitivo, não gera crédito e não pode ser compensado com nenhuma retenção.

E só reforçando, estamos orientando os alunos quanto a 2ª regra da comunidade, pedimos sempre que cada postagem traga apenas uma dúvida por vez, assim conseguimos responder com mais agilidade e profundidade no tema.

Espero ter ajudado!

HR
    🌱
    Hiago Renan
    🌱 0 pts

Oii, bom dia!
    Trabalho com aferição de obras a mais de 2 anos, posso te ajudar.
    hrcontabilidademt@gmail.com
    (65) 999854929

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.