IRPJ - Rendimentos de aplicações financeiras

RO
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!

Eu estava assistindo a aula que a professora falava sobre a base de cálculo do lucro presumido e quando ela falou sobre os rendimentos de aplicações financeiras, fiquei confusa. Ela mencionou que devem ser considerados os rendimentos resgatados e no regime de caixa.

Neste caso, analisando essa situação, seria esse resumo do extrato que vem como “rendimentos no mês”? No que se refere ao período de apuração, se estou fechando o primeiro trimestre, neste caso devo somar os rendimentos de janeiro a abril, seria isso? Já que ela disse que é por regime de caixa. Fiquei muito confusa como funciona na prática 😞 Eu estava procurando alguma solução de consulta, mas não achei algo que me ajudasse a entender isso.

3 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Regiane, boa tarde.
    No regime de Lucro Presumido, os rendimentos de aplicações financeiras devem ser considerados com base no regime de caixa. Isso significa que apenas os rendimentos efetivamente resgatados ou recebidos durante o período de apuração são incluídos na base de cálculo do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica). O valor que aparece no extrato financeiro como "rendimentos no mês" só será relevante se tiver sido objeto de resgate, ou seja, se os recursos tiverem efetivamente entrado no caixa da empresa.

Para o período de apuração trimestral, como o primeiro trimestre, devem ser analisados os rendimentos resgatados entre os meses de janeiro e março. O mês de abril, por exemplo, pertence ao segundo trimestre e, portanto, rendimentos resgatados nesse mês serão considerados apenas na apuração do próximo período.
    Espero ter ajudado

RO
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro então, no caso, eu olho a coluna “rendimento” e verifico se ele foi resgatado, certo? seria assim? ali no histórico indica “resgate”

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.