LUCRO PRESUMIDO

JC
    🌱
    🌱 0 pts

Olá,

Vou começar a fazer a minha primeira empresa do presumido ela é de prestação de serviços e locação de imóveis!Quais as obrigações acessórias a entregar?

Fiz uma planilha para o cálculo dos tributos!Alguém poderia por gentileza me dizer se está correta?

CÁLCULO LUCRO PRESUMIDO.xlsx
    2 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Josiane.
    Infelizmente, não posso analisar sua planilha diretamente, pois isso exige um olhar criterioso e técnico que vai além do escopo deste fórum. A avaliação envolve tanto as alíquotas corretas, quanto as fórmulas aplicadas, o que demanda tempo e atenção individualizada. No entanto, posso trazer orientações gerais que podem te ajudar.

Para uma empresa no regime de Lucro Presumido, que atua com prestação de serviços e locação de imóveis, as principais obrigações acessórias atuais são:

-DCTFweb
    - MIT
    -EFD-Contribuições mensal
    - REINF
    -ECF anual
    -ECD anual (normalmente obrigatória nesse regime)
    -Declarações municipais de ISS, conforme exigência da prefeitura
    -eSocial, caso haja pró-labore ou funcionários, incluindo o recolhimento de FGTS

Verifique se há outras obrigações exigidas pelo seu município ou Estado.

Quanto ao cálculo dos tributos, sua planilha ja separa corretamente as receitas de locação e de serviços, o que é essencial, pois cada atividade possui um percentual distinto de presunção:

IRPJ:

-Presunção de 8% para locação de imóveis
    -Presunção de 32% para serviços
    -Alíquota de 15% sobre a base presumida
    -Adicional de 10% sobre o excedente da base presumida, quando ultrapassa R$ 20.000 por mês

CSLL:

-Presunção de 12% para locação
    -Presunção de 32% para serviços
    -Alíquota de 9% sobre a base presumida

PIS e Cofins:

-Alíquotas de 0,65% e 3%, respectivamente, sobre a receita bruta

ISS:

-Incide apenas sobre a parte de serviços
    -Alíquota varia entre 2% e 5%, conforme o município

Um ponto de atenção: No resgate de aplicação financeira, apenas os rendimentos da aplicação são considerados, e geralmente já sofrem tributação definitiva na fonte.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.