MIT E DCTFWEB SEM MOVIMENTO

DL
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, estou com um cliente aqui que está inativo desde 10/2024, ou seja, em 10/2024 foi enviada a Dctfweb sem movimento. A partir de então, não foi enviada nenhuma outra declaração. Acontece que, em 31/12/2024 ele foi desenquadrado do Simples Nacional, passando a ser Lucro Presumido no ano de 2025. Nesse caso, eu precisaria transmitir novamente uma Dctfweb sem movimento pra ele em janeiro/2025.

Outra dúvida, como é um cliente que está vindo agora para a contabilidade, eu posso informar o MIT e Dctfweb sem movimento referente a 08/2025, apenas para manter sempre com declaração, ou isso terá algum problema pelo fato de não ter enviado nenhuma declaração entre 11/2024 e 07/2025?

Desde já, agradeço a compreensão de todos!

3 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Daniel

Quando a empresa foi desenquadrada do Simples Nacional em 31/12/2024 e passou a ser Lucro Presumido em 2025 o cenário de obrigações acessórias mudou.

A regra da Receita Federal nos diz que, a DCTFWeb sem movimento deve ser transmitida no primeiro mês em que não houver fatos geradores, ou seja:

• Out/2024 - você já enviou sem movimento

• Dez/2024 - desenquadramento do Simples, mas ainda não havia fatos geradores

• Jan/2025 - como há mudança de regime, é necessário enviar novamente a DCTFWeb sem movimento, para marcar o início do período no novo enquadramento.

Ou seja, sim, você precisa enviar em janeiro/2025, mesmo sem movimento.

O fato de não ter enviado as declarações entre 11/2024 e 07/2025 não gera problema, desde que Jan/2025 tenha entregado corretamente sem movimento.

Espero ter ajudado.

DL
    🌱
    🌱 0 pts

Muito obrigado, Mariane! Então realmente irá gerar multa por atraso na entrega da Dctfweb de Jan/2025 né?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.