NFs e Simples Nacional

JG
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal!

Minha cliente é psicóloga e tem uma empresa ME, com um funcionário.

Minha dúvida é: ela emitirá as notas fiscais em setembro, dos atendimentos realizados em agosto. O pagamento pelos clientes foram feitos agora em setembro.

Dessa forma, eu declaro como no simples nacional? Pelo regime de caixa ou competência?

3 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Jhade, tudo bem?

Primeiro, é importante verificar pelo que a sua cliente é optante no Simples Nacional, ou seja, se ela adotou o regime de competência ou de caixa. Isso vai definir como a receita deve ser apurada.

Se for competência, que é o mais comum, o fato gerador do imposto e a data de emissão das notas fiscais correspondem ao momento em que o serviço foi prestado. Então, mesmo que o pagamento tenha sido recebido somente em setembro, se o serviço foi prestado em agosto e as notas forem emitidas com a data do serviço, a receita deve ser considerada como referente a agosto. Nesse caso, você apura em setembro o imposto relativo ao mês de agosto. É importante que as notas fiscais sejam emitidas com a data correta para que a apuração fique correta.

Se for caixa, o fato gerador só ocorre quando o valor é efetivamente recebido. Como o pagamento só entrou em setembro, a receita será considerada nesse mês e o imposto será apurado no PGDAS-D de outubro, independentemente de quando o serviço foi prestado.

Portanto, a apuração correta depende do regime adotado pela empresa, competência ou caixa.

Espero ter ajudado!

JG
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Obrigada pelo retorno. Eu conferi e o regime dela é de competência. Como ela não emitiu as notas em agosto, eu posso emitir em setembro e colocar na descrição da nota fiscal que foram atendimentos referentes a AGOSTO e, informar esse faturamento como de agosto no simples?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Jhade Goncalves Olá, Jhade! Tudo bem?

Como a sua cliente é optante pelo regime de competência, o ideal é que a data da nota fiscal reflita o mês em que o serviço foi prestado, neste caso, agosto.

No entanto, nem todas as prefeituras permitem a emissão de notas retroativas. Então, é preciso verificar junto à prefeitura se é possível emitir a nota com data de agosto.

Se a nota só puder ser emitida em setembro, com data de emissão atual, o faturamento será considerado de setembro, porque o sistema entende a receita pela data da nota (nessa situação). Nesse caso, o PGDAS-D deve ser preenchido considerando o mês da nota.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.