Nota fiscal de Remessa

ML
    🌱
    🌱 0 pts

Estou tentando emitir uma NF de Remessa para um MEI, e aparece o seguinte erro: “ Operação presencial, fora do estabelecimento e não informada NF referenciada …”

4 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Mariana, tudo bem?

Esse erro geralmente ocorre porque a nota fiscal de remessa está sendo emitida com finalidade de devolução ou remessa vinculada, mas sem informar a nota fiscal de origem (NF referenciada).

Mesmo que o destinatário seja um MEI, se a natureza da operação exige que se informe uma nota anterior, como em casos de remessa para conserto, demonstração, ou retorno de mercadoria, o sistema vai cobrar essa referência.

Se não houver nota anterior, avalie se a finalidade da nota está correta. Às vezes o CFOP usado obriga a referência a uma nota que não existe, e o correto seria usar um CFOP de remessa simples sem vinculação.

Espero ter ajudado!

ML
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Eu queria usar para um MEI que iria vender seus produtos em uma feira, usei “Remessa para venda fora do estabelecimento", CFOP 5904, seria outro CFOP? Qual? Por favor, me corrija.

Outra coisa, apareceu CST 900, vi que para esses casos seria 400. Também queria saber o CST correto e como escolher, já que no caso apareceu automático, não sei o que eu marquei que alterou o CST.

Se o CFOP ou CST estiverem errados, eu posso fazer uma carta de correção?

Por favor, é minha primeira nota, estou meio perdida.

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Mariana Wanderley Lima Oi Mariana, tudo bem?

Para um MEI que vai vender seus produtos em uma feira, o CFOP 5904 está correto para remessa dentro do estado. Se for interestadual, use o CFOP 6904.

Em 2025, o código do regime tributário (CRT) para MEI deve ser o 4, e isso impacta os códigos de CST usados.

O CST adequado para essa operação é o 400, que indica mercadoria não tributada pelo ICMS. O sistema às vezes coloca o CST 900 automaticamente, mas o 400 é o mais correto.

Se a nota já foi autorizada com CFOP ou CST errados, a carta de correção não resolve, pois esses campos não podem ser alterados. O melhor é cancelar a nota e emitir uma nova com os dados certos.

Se ainda não autorizou, ajuste os códigos antes de enviar.

Vou deixar algumas aulas para poder te auxiliar melhor:
    https://www.youtube.com/watch?v=hFI5ENeqHW8

https://www.youtube.com/watch?v=xLskDI2nZcA

Espero ter ajudado!

ML
    🌱
    🌱 0 pts

Pra esse caso, o Indicador de Presença seria “ Operação Presencial” ? Porque quando eu coloco “ Operação Presencial - fora do estabelecimento” pede a NF referenciada, mesmo sendo saída.

Eu coloquei “ Operação Presencial” e deu certo, mas não sei se seria o correto.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.